Jardins verticais, ou jardins suspensos, em casa oferecem sensação de conforto, tranquilidade e um ar de natureza para as acomodações e podem ter formatos diferenciados para atender ao gosto pessoal de cada um. Na realidade, o importante é escolher plantas que são recomendadas para cada região e, dependendo do lugar onde o jardim vertical for instalado, dentro ou fora da casa, a planta precisa ser adaptável a estes ambientes.
Portanto, se você estiver em dúvida sobre os modelos, tamanhos e plantas, acompanhe agora as dicas que os profissionais da Master House separaram e inspire-se para a construção do seu jardim.
A primeira coisa a ser levada em consideração para a construção dos seus jardins é o espaço que está disponível em sua casa que será destinado a esse projeto. Isso definirá o tamanho do seu jardim vertical, as plantas que poderão ser cultivadas e o modelo ideal que combinará com seu ambiente.
Para a construção de um jardim em um ambiente pequeno é necessária uma boa dose de criatividade, mas o resultado pode ser realmente satisfatório. Veja os exemplos dos jardins construídos em ambientes com pouco espaço em lugares fechados ou abertos.
> Lugares abertos
Perceba que em cada uma dessas inspirações foram usados diferentes modelos, mas que todos cultivam pequenas plantas que podem se adaptar em jarros pequenos.
> Lugares fechados
As inspirações para lugares fechados podem ser bem mais delicadas e discretas e ainda assim bastante agradáveis e bonitas para o ambiente. Para esse ambiente você pode gastar bem menos e não necessita de muitas plantas ou flores para que seu jardim seja admirável.
Para ambientes grandes a criatividade pode trabalhar de maneira livre, pois, independente do lugar fechado ou aberto, terá espaço o suficiente para um jardim vertical mais trabalhado. Neste caso, só precisará ter cautela com a escolha das plantas e flores. Depois de escolher o lugar mais adequado para a instalação do seu jardim, identifique qual pode combinar mais com o ambiente.
Nestes dois ambientes, por exemplo, as plantas utilizadas são maiores e proporcionam um ar de tranquilidade e sofisticação.
Além de serem ótimos para decoração, os jardins verticais têm uma enorme importância para os centros urbanos. Além de modificar a paisagem local, ser uma ótima e eficiente fonte de oxigênio. Essa é uma ideia que inicialmente pode ter sido trabalhada para a estética do ambiente, mas que foi bem implantada ao paisagismo ecológico e ao hábito da reciclagem.
A técnica PET foi desenvolvida pelo arquiteto Marcelo Rosenbaum ao reutilizar garrafas plásticas para compor atraente jardim vertical. É uma sugestão ideal para quem tem casa que não possui espaço para jardim e que deseja implementar uma prática ecológica, pois utiliza resíduos de materiais recicláveis.
As garrafas ficam suspensas, amarradas em cordas de varais. Podem estar em ambientes externos dando o ar de “cortinas” ou encostadas às paredes.
Para saber quais plantas são ideais para serem adicionadas e cultivadas no deu jardim vertical, é preciso identificar alguns pontos cruciais, sendo que o principal saber quais as necessidades da planta escolhida. As que exigem um lugar aberto, com contato direto com a luz do sol, deverão estar sempre no ambiente que lhe for exigido. Caso contrário, seu jardim não poderá ser cultivado e você terá que começar tudo de novo.
• Ambientes fechados: as plantas ideais para ambientes fechados são pau d’ água, zamioculca, echeveira, mini cacto, chamaedorea e ráfis.
• Ambientes abertos: a maioria das plantas se adapta bem à ambientes abertos, mas certifique-se de que a planta escolhida poderá ou não ter contato direto com o sol. Alguns exemplos que podem ser cultivadas em locais abertos são a alamanda, mini-ixora, azaleia, copo de leite amarelo, entre outras.
Além de garantir uma bela visão a você e seus convidados, com um pequeno jardim em casa você pode deixar o ambiente mais agradável. Busque novas e diferentes inspirações na internet, peça dicas aos amigos e comece já a projetar o seu pequeno local de contato direto com a natureza.
Espero que tenha se inspirado. Até a próxima!