Trabalhar em casa é o sonho de muitos! Mas como decorar o escritório em um ambiente que possui vários estilos de decoração? A decoração home office deve seguir algumas regrinhas básicas para deixar seu ambiente funcional e atraente.
Qual o seu estilo preferido? O que você gostaria de ver na decoração de seu home office? Você prefere o estilo minimalista ou faz questão de uma decoração mais sóbria ou mais alegre?
São muitas as possibilidades de decorar um home office, e a principal discussão deve ser a praticidade e a funcionalidade desse espaço. Estamos falando de um escritório, de um ambiente todo seu onde você exercerá sua profissão.
Muitas vezes, a decoração não faz parte de suas habilidades pessoais ou profissionais, e é possível que você cometa alguns enganos que poderão implicar em perda de rendimento do trabalho e até prejuízos financeiros. O que fazer?
O que devo levar em consideração antes de decorar o meu home office?
- Reconhecer suas limitações – se você não tem habilidade nenhuma neste quesito, não insista!
- O tamanho do espaço – espaços pequenos ou grandes demais podem dificultar o seu plano de decoração. Seja coerente!
- A funcionalidade – não adianta deixar o seu home office cheio de detalhes e objetos que você gosta ou acha que poderão ser úteis, mas que na realidade vão roubar sua atenção ou limitar sua mobilidade.
Eu já trabalho em casa há alguns anos e o mais difícil é me concentrar no trabalho quando existem filhos para cuidar e dar atenção e eles mexem em tudo. Tenha cuidado onde você coloca alguns objetos que podem vir a machucá-los.
Que mobiliário devo usar para decorar meu home office, pensando no bem-estar de minha família?
Você não costumava levar seus filhos para o trabalho longe de casa? Por qual motivo você vai impedi-los de lhe visitar em sua própria casa? Isso pede maior cuidado na decoração do seu home office. Mas, claro, se você não tem filhos pequenos, o céu é o limite!
Mais fácil do que dizer o que usar, é dizer o que deve ser evitado. Vamos lá! Evite:
- Móveis com quinas muito pontiagudas ou rebordos afiados – se não puder adquirir outros, providencie protetores;
- Instalação elétrica aparente – exceto aquelas que não permitem acesso (canos e eletrodutos) – evite calhas plásticas que podem ser facilmente removidas, para tanto, sempre conte com um bom eletricista;
- Acessórios de vidro ou de outro material frágil em locais de fácil acesso à crianças e animais – (Já estava esquecendo dos adoráveis pets) evitar acidentes e prejuízos é muito importante.
Enfim, evite móveis e acessórios que podem vir a ferir ou machucar a sua família, inviabilizando o seu projeto de home office.
Quais tipos de decoração podem ser interessantes para o meu home office?
Levando-se em conta que a maioria dos home offices possui dimensões reduzidas, algumas dessas dicas se aplicam melhor a estes espaços:
- Contrate um arquiteto e um bom marceneiro;
- Recicle móveis antigos – pinte-os ou adesive-os e tenha um móvel atraente e estiloso – sempre atentando à funcionalidade e praticidade;
- Utilize móveis multifuncionais – Bancadas com tampa que se abrem para outras finalidades etc.;
- Utilize móveis retráteis – quando você encerra suas atividades, o seu home office pode se tornar outro tipo de espaço;
- Deixe o local bem iluminado e arejado – use cores claras e evite intervenções que bloqueiem a ventilação natural, caso seja possível;
- Fixe a bancada de trabalho na parede;
- Use separadores de espaço, como biombos – caso você seja obrigado a dividir o seu home office com outro cômodo da casa;
- Compre uma cadeira pequena, mas confortável;
- Use porta trecos e objetos fixados na parede – economize espaço;
- Abuse de prateleiras e nichos;
- Use uma iluminação que atenda às características de seu trabalho;
- Diminua o número de fios e cabos de seus equipamentos – compre impressoras wi-fi e outros equipamentos sem fio;
- Preveja um espaço para relaxar – às vezes só precisamos de poucos minutos de descanso para voltar ao trabalho;
- Cole painéis com paisagens – para espaços sem janelas é muito interessante, pois diminui a sensação de confinamento;
- Não polua visualmente – por mais que você goste das suas coleções de carros ou chaveiros, ou ainda de bichinhos de pelúcia, eles têm o seu próprio lugar.
Bom senso é a palavra-chave! Evitar exageros, tanto em relação ao minimalismo como ao excesso de móveis e acessórios é fundamental para uma decoração de home office eficiente e plenamente funcional. Lembre-se: você está em sua casa, mas, também em seu ambiente de trabalho. Isso também serve – receba isso como um bônus – para sua indumentária e postura. Vista-se e porte-se de acordo!
E então, vamos executar seu projeto de home office? Conte com a Master House para que tudo saia como o planejado!
Curtiu? Compartilhe! Até o próximo artigo!