Trabalhar em um ambiente seguro e com bom funcionamento de equipamentos faz toda a diferença na busca de resultados. Para a empresa não é nada bom que aconteçam acidentes de trabalho, pois podem elevar os custos, além de manchar a imagem. Entre as principais causas de acidentes que ocorrem no ambiente de trabalho, a principal, senão a maior de todas, é a negligência.
Sabe aquele ditado “é melhor prevenir do que remediar”? É exatamente o que acontece quando as pessoas não buscam prevenção, pois acabam achando que nunca irá acontecer. E esse é um dever tanto do funcionário quanto da empresa.
Por isso, a equipe de especialistas da Master House preparou algumas dicas que vão facilitar o cotidiano da sua empresa e prevenir acidentes de trabalho.
Todo equipamento que contribui para o bom funcionamento do trabalho deve ser monitorado regularmente. Sem a manutenção necessária, a qualidade diminui e faz com que pare de funcionar mais rápido, trazendo alguns problemas como:
Existem alguns tipos de manutenção que toda e qualquer empresa deve fazer para garantir a segurança de toda a equipe.
A segurança do ambiente de trabalho depende de todos e regras existem para que sejam cumpridas, principalmente que se trata de segurança. Por isso, a prevenção é o melhor remédio e uma forma de trabalhar esta questão é fazendo uso da manutenção preventiva.
Manutenção preventiva
A manutenção preventiva evita possíveis problemas com a realização de atividades básicas, como checar se um determinado equipamento tem óleo suficiente ou se o software está atualizado, por exemplo. Também é importante que seja garantida uma prevenção contra incêndios. Por isso, é fundamental instalar extintores em pontos estratégicos no ambiente e se preocupar com a validade deles.
Sinalização
Serve como orientação ao funcionário no ambiente de trabalho. Precisa atender as exigências de normas regulamentadoras e indicar os possíveis perigos que podem ocasionar um acidente. Faça placas de alerta de forma inteligente para que tenham credibilidade.
Organização
Um ambiente desorganizado é mais propício aos acidentes. Por isso, é importante que todos os colaboradores da empresa tenham a preocupação de deixar o ambiente limpo e organizado.
Mesmo que muitas empresas não mantenham a preocupação com a manutenção dos seus equipamentos e aparelhos, fazer isso de maneira preventiva proporciona em economia com futuros reparos.
Neste caso, o primeiro passo é estabelecer um plano de manutenção. Não deixe para fazer todas as manutenções da empresa no mesmo dia e certifique-se que tudo tenha sido monitorado. Fique atento aos prazos para que a manutenção que era para ser rotineira não acabe virando algo ocasional.
Todos os setores da empresa devem passar por uma manutenção. Por isso, é interessante que haja um cronograma para garantir que tudo esteja dentro do padrão de qualidade.
Manutenção elétrica
Fique atento para que a parte elétrica da sua empresa esteja o mais segura possível. Certifique-se que as lâmpadas estão adequadas ao tipo de trabalho, se possui algum fio solto ou descascado e descarte qualquer possibilidade de improvisos. Caso possua gerador, certifique-se que esteja utilizável em caso de falta de energia elétrica.
O importante é que não seja surpreendido por imprevistos e quanto mais certificados de bom funcionamento da parte elétrica você tiver, melhor para o funcionamento da sua empresa como um todo.
Manutenção hidráulica/civil
Nessa manutenção deverá ser observado tudo inerente à construção e ao sistema de abastecimento do local. Deverá ser conferido e corrigido tudo referente:
A importância da manutenção é assegurar que tudo funcione corretamente e, por isso, deve ser feita regularmente. Como se trata de recursos que se degradam com o tempo ou com o clima, a manutenção deve ser feita mesmo sem um cronograma específico.
Manutenção de Refrigeração
É quando toda a parte de refrigeração, como ar-condicionado, geladeiras ou freezer, por exemplo, passam por uma manutenção. Nem sempre irá ser necessário um conserto, mas é importante que a manutenção seja feita para assegurar a limpeza dos equipamentos. Sendo assim, envolve também a parte elétrica, que precisa funcionar corretamente para que esses equipamentos não falhem.
Quando se trata de segurança, o melhor método é a prevenção. Por essa razão, a manutenção de todos os setores de uma empresa deve ser algo comum. Portanto, valorize a segurança no ambiente de trabalho para evitar problemas desnecessários. Faça um orçamento com um profissional qualificado e garanta a segurança de sua empresa.
Se você gostou desse artigo, não esqueça de conferir mais no nosso blog. Até breve!