Principal material usado nas obras no mundo inteiro, todo cimento é chamado mundialmente de Cimento Portland por ter sido criado e patenteado em 1824 pelo construtor inglês Joseph Aspdin.
O cimento é resultado de misturas feitas com queima e moagem de argila e pó de pedra calcária retirado das ruas. Ao adicionar água consegue-se um material de dureza similar às pedras utilizadas nas edificações.
Os cimentos não são todos iguais, existindo vários tipos, com diferentes características. Conheça mais:
Cimento Portland Comum. Não possui nenhum tipo de aditivo, além do gesso, responsável por retardar o endurecimento do cimento permitindo um tempo maior para realizar a aplicação
Produção direcionada para a indústria.
Cimento Portland Composto. Possui aditivos em sua composição o que faz com que tenha menor calor de hidratação, ou seja, libera menos calor quando em contato com água. É dividido em 3 tipos:
Cimento Portland de alto-forno. Tem em sua composição entre 35% e 70% de escória de alto-forno. Possui alta impermeabilidade e durabilidade, baixo calor de hidratação, alta resistência à expansão, resistente a sulfatos, menos poroso e mais durável.
Cimento Portland Pozolânico. Tem em sua composição entre 15% e 50% de material pozolânico. Oferece estabilidade, baixo calor de hidratação, é pouco poroso e resistente a ação da água do mar e esgotos. É recomendado para concretagem de grandes volumes e em altas temperaturas.
Cimento Portland de Alta Resistência Inicial. Possui alta reatividade nas primeiras horas de sua aplicação, atingindo resistências elevadas em pouco tempo. Passados 28 dias atinge resistências maiores que cimentos convencionais.
É utilizado em larga escala para obras industriais que exigem tempo menor para desforma. Recomendado somente para fabricação de concreto.
Cimento Portland Resistente a Sulfatos (presentes em redes de esgotos, ambientes industriais e água do mar). Indicado para construções nesses locais.
Cimento Portland Branco. Apresenta em sua composição entre 35% e 70% de escória de alto-forno. Possui alta impermeabilidade e durabilidade, baixo calor de hidratação, alta resistência à expansão, é resistente a sulfatos, menos poroso e mais durável.
É importante ter em mente que em cada região do Brasil encontra-se um tipo de cimento mais que outros. Isso ocorre por conta da disponibilidade do aditivo de cada cimento não necessariamente está disponível em abundância em todo o território.
O traço (medidas de água, areia e cimento) da argamassa feita pelo pedreiro para construir muros ou rebocar áreas de alvenaria deve ser feito com cuidado, nas medidas exatas para a mistura adquirir as corretas propriedades químicas e de resistência para cada fase da obra.
Solicite já seu orçamento de reforma