Originária do século XIX na Inglaterra durante o reinado da rainha Victoria (1837 a 1901) apreciadora de ornamentos, elegância e detalhes minuciosos, essa decoração prioriza o luxo, peças únicas e exuberância… Um castelo para seu lar.
No mobiliário, madeira escura emoldurada com pés curvos e formas detalhadas, capitonê muito presente, mesa de jantar com tampo de mármore, espelhos com moldura dourada, muitas almofadas, objetos e enfeites.
Na paleta de cores clássicos em vermelho, mostarda, verde, dourado, roxo e azul em pequenos toques, pois não é um estilo colorido e sim requintado.
Nos tecidos o veludo é muito utilizado e a seda com sua leveza é muito importante e assim como em outras decorações clássicas a estampa floral é essencial principalmente nesse estilo aonde o toque feminino é fundamental com laços, bordados, renda, contas e peças delicadas, apesar de se diferenciar bem do romântico por ser um estilo de visual mais forte.
Na iluminação muitos lustres, arandelas, abajur e colunas.
Ambientes bem enfeitados com molduras no teto e piso, cortinas bem trabalhadas e quadros bem detalhados com retratos pintados da família.
Piso de madeira com carpetes e tapetes antigos, itens adquiridos com colecionadores.
Sofisticação para sua casa, para não criar um ambiente carregado e extremamente vitoriano, é só escolher o que mais lhe agrada no estilo e formar uma mescla do vintage com o moderno.
Se procuras um ambiente com máximo esplendor, que inspira também a moda, características de uma rainha numa época da burguesia em ascensão e desenvolvimento industrial, imponência e vistoso… Essa é a sua decoração.