Para fazer pequenos reparos ou instalações elétricas e hidráulicas em casa ou no escritório e, até mesmo, montagem e desmontagem de móveis, é necessário trabalhar com ferramentas adequadas para executar o serviço com melhor qualidade.
As ferramentas manuais são utilizadas como extensão da mão do homem, a fim de facilitar as tarefas executadas, diminuindo a força empregada, o tempo gasto e protegendo dos riscos de acidentes. Também são exaustivamente utilizadas nos famosos serviços de ‘marido de aluguel’, para realizar pequenos reparos e manutenção em residências.
Elas são utilizadas em todos os lugares, desde as oficinas, fábricas e até mesmo no lar, para a realização de pequenos consertos e algumas tarefas mais simples. Atualmente o uso destas ferramentas é quase imprescindível.
Na escolha ou compra, é necessário atentar-se à procedência e qualidade das mesmas para que não causem acidentes. É recomendável também o uso de equipamentos de proteção individual (EPI), como óculos de proteção e luvas, que garantem o mínimo de riscos de acidentes.
Abaixo é possível conhecer os principais tipos de ferramentais manuais mais utilizados:
Chave phillips – Também conhecida como chave de fenda cruzada, é utilizada no aperto de parafusos com a cabeça de estrela.
Chave de fenda – Ela é utilizada em pequenos reparos ou aperto de parafusos.
Chave allen – São chaves para parafusos com sextavado interno. Com o perfil do corpo em “l”, possibilitando o efeito alavanca durante o aperto ou desaperto de parafusos.
Chave torx– É desenvolvida para serviços com parafusos “torx”, que são muito utilizados em automóveis. Com seu formato parecido com uma estrela, possuem seis pontos de apoio para o aperto ou desaperto do parafuso.
Chave de boca – Serve para apertar porca e parafusos de cabeça sextavada.
Alicates – É uma ferramenta articulada que serve fundamentalmente para multiplicar a força aplicada pelo usuário no objeto desejado.
Martelos – É utilizada para golpear objetos. Ela possui o uso variado, indo desde a medicina, carpintaria e indústria pesada.
Serras e serrotes – Destinados principalmente para o corte de madeiras. Existem também no mercado modelos específicos para corte e poda de galhos. Para corte de diferentes materiais, é necessário observar o tipo, afiação e travamento dos dentes que facilitarão o processo de corte.
Formões – Servem para cortar e entalhar em madeira, com o auxilio do martelo. Depois de usado, deve ser guardado em local seco, para não danificar o cabo de madeira e a lâmina de aço, que deve ser mantida sempre afiada.
Tesouras – Existem diversos tipos de tesouras. São utilizadas desde corte de ferros de construções, vergalhões, cabos até manutenção e montagem de peças.
Estiletes e Lâminas – São instrumentos de cortes, muito utilizado para artesanato, construções, reformas e acabamentos. Requer habilidade e firmeza em seu manuseio para que não se torne um aliado perigoso.
Solicite já seu orçamento de reparos e reformas