Versátil, o papel de parede é uma solução excelente para quem deseja decorar o ambiente com elegância a um baixo custo. Pode ser utilizado tanto em ambientes secos, como salas, quartos e home office, como em áreas úmidas, como cozinhas, lavabos e banheiros. No entanto, estes diferentes tipos são diferentes: o papel de parede para áreas úmidas é do tipo vinilizado (‘plástico’), sendo resistente à umidade e facilitando a limpeza com água.
Confira abaixo os materiais e como realizar você mesmo a instalação do seu papel de parede.
Materiais
Papel de parede:
- Calcule quantos rolos usar
- Escolha o papel de parede adequado
Locais secos: todos os papéis são aplicáveis.
Locais úmidos: papel de vinil.
- Confira os lotes dos rolos de papel de parede.
Os rolos devem ser do mesmo lote para evitar variação de cor.
Cola universal:
- Prepare a cola com antecedência.
Utilize 1,5 litro de água para 30 gramas de cola.
Dilua toda a cola em um pouco de água e misture.
Quando o líquido ficar uniforme, acrescente o resto da água e mistura novamente.
Deixe descansar por 30 minutos.
Antes de começar:
- Desligue a energia.
- Tire os espelhos das tomadas, pregos e parafusos.
- Limpe a parede e deixe a superfície lisa.
- Com uma placa de madeira ou um papelão, proteja a superfície (mesa ou chão) onde você cortará o papel.
1. Meça as paredes
Para definir o comprimento das faixas de papel, tire a medida da altura da parede acrescendo 10 cm. Isso será importante para o acabamento.
2. Corte e organize
Pegue uma tira do papel de parede e corte-a de acordo com as medidas, sem esquecer dos 10 cm adicionais. Corte cada faixa seguinte igualando o desenho com a faixa anterior. É normal que isso cause perda de papel.
3. Oriente o espaço
Determine o lugar onde começar a instalação. Marque uma linha de prumo na parede para a orientação vertical. Desenhe um pequeno tracejado com o acréscimo de 1 cm da largura da faixa que você irá aplicar.
4. Aplique a cola
Coloque a primeira faixa no chão ou em uma mesa protegida, com a estampa para baixo. Passe uma demão da cola, primeiramente em apenas metade da faixa (do centro para a extremidade). Dobre a parte com cola sobre si mesma e repita o processo na outra metade.
5. Aplique o papel
Com o papel dobrado, vá até a parede. Começando pela parte superior, desdobre e cole o papel, desenrolando-o até a parte inferior. Atente-se para seguir a linha marcada com o prumo e deixe sobrar aproximadamente 5 cm de faixa nas extremidades.
6. Alise
Alise o papel de parede com as mãos para remover bolhas maiores e, na sequência, utilize uma escova para as menores. Aproveite para retirar o excesso de cola com uma espátula de silicone – sempre do centro para as bordas.
7. Siga a sequência
Aplique as demais faixas sem sobrepô-las (para não mostrar emendas), sempre verificando se o desenho das juntas coincide. Caso o desenho não tenha se igualado, retire com cuidado e cole novamente.
8. Finalize
Com a espátula, pressione os vincos e cantos no rodapé e teto. Em seguida, corte as sobras com o estilete.
Para uma colagem invisível, dê uma demão de cola sobre as juntas com o rolete. Não aplique a cola por cima de papéis brancos, isso pode escurecê-los.
Após secagem, faça um corte em cruz sobre a área do aparelho e retire o papel excedente. Na sequência, você pode recolocar os espelhos e caixas normalmente.
Esperamos que tenham gostado das dicas e que você tenha sucesso instalando seu papel de parede! Qualquer dúvida, a Master House também está à disposição para auxiliá-lo.