As goteiras que aparecem em tempo de chuva são as melhores formas de identificar a necessidade de consertar o telhado. Mesmo feitos com materiais duráveis para suportar as variações climáticas, os telhados podem apresentar algumas falhas que precisam de reparos. Afinal de contas, ninguém merece acordar no meio da noite com vazamentos no teto que atrapalham o sono e danificam objetos.
Precisa fazer alguma manutenção no telhado da sua casa? Separamos algumas dicas que vão te ajudar fazer a manutenção de maneira corretamente com segurança.
Você pode identificar a presença de goteiras com mais facilidade durante a chuva ou observando se há incidência de raio solares através do telhado. Mas, se não conseguir detectar as falhas, utilize uma lanterna ou, se possível, suba ao telhado para encontrar o problema.
Em alguns casos, o defeito também pode localizar-se na madeira do telhado, que pode estar envergada ou corroída por cupins, por exemplo. Se isso acontecer, a substituição deve ser feita o mais breve possível para evitar danos maiores à estrutura da residência.
Ao identificar a falha, prepare-se para consertar o telhado, caso o reparo seja apenas nas telhas. Vamos às recomendações:
Consertar o telhado da casa é, além de um trabalho com resultados estéticos, uma questão de segurança para toda a sua família. Infiltrações e madeiras podres podem causar acidentes graves e, por isso, esteja sempre atento para fazer as reformas necessárias no telhado da sua residência.
Caso escolha consertar o telhado por conta própria não deixe de seguir as dicas de segurança. Contudo, recomendamos a contratação de um profissional qualificado para realizar o serviço.
Gostou das dicas? Deixe suas dúvidas nos comentários. Até o próximo artigo!