Não existe nada mais desagradável ou constrangedor do que um vaso sanitário entupido. Embora possa acontecer em qualquer imóvel, a situação se torna mais desesperadora quando não sabemos o que fazer e usamos técnicas equivocadas na hora de desentupir.
Entupimento de vaso sanitário não é uma ocorrência que normalmente passe despercebida, principalmente, quando o mau cheiro teima em invadir a casa. O problema, que parecia comum, torna-se constrangedor quando aquela sua vizinha fofoqueira resolve te fazer uma visita.
Mas, relaxe, porque esses dias de desespero podem estar contados. Quer saber como? Acompanhe nossa análise e saiba como desentupir vaso sanitário sem maiores dores de cabeça.
Como funciona um vaso sanitário?
Todos os aparelhos sanitários disponíveis no mercado possuem duas partes básicas:
O sifão: é um tubo curvado que tem por objetivo controlar o nível da água do vaso e evitar que transborde;
- Descarga de água: item que faz com que os dejetos sejam expelidos para o cano e cheguem ao esgoto.
No Brasil, a maioria das caixas de descarga armazenam cerca de sete litros de água, o que não exige um segundo acionamento no aparelho, que pode resultar em um gasto de água muito maior na conta de consumo.
O que pode ocasionar o entupimento do vaso sanitário?
Quando falamos de vaso sanitário, qualquer coisa pode provocar o entupimento. Não se iluda, porque até os materiais mais finos e aparentemente inocentes podem entupi-lo. Vamos aos exemplos:
• Papel higiênico: o descarte do papel higiênico deve ser feito no cesto de papel;
• Fios de cabelo: talvez você pense que é preciso uma peruca para obstruir o vaso, mas não é bem assim. Apesar de parecer que tudo desceu, boa parte dos fios de cabelo pode grudar no encanamento, provocando o entupimento;
• Cotonetes: lembra quando falamos sobre as pequenas coisas?
• Absorventes higiênicos: feitos para absorver líquidos, podem se expandir e obstruir os dutos de saída nos vasos sanitários;
• Fraldas descartáveis: mesmas propriedades dos absorventes, mas com o agravante de serem muito maiores.
Como desentupir vaso sanitário
Existem muitas formas e técnicas para desentupir vaso sanitário e eliminar o mau odor, mas boa parte destes métodos só será eficaz em casos específicos, como veremos a partir de agora.
• Colocar água sanitária: sua eficácia dependerá da quantidade e do tempo de exposição;
• Vinagre e bicarbonato de sódio: quando usados em conjunto, possuem as mesmas características do desentupimento por água sanitária;
• Desentupidor: deve ser usado juntamente com a descarga, pois será criado um vácuo, que pressionará o entupimento e desobstruirá a passagem de dejetos. Mas, use luvas;
• Soda cáustica ou ácido muriático: estas duas formas de desentupimento precisam de muito cuidado e atenção. Todas as orientações de utilização do fabricante devem ser seguidas à risca e será preciso aguardar um prazo de até oito horas para que a química faça efeito. Não use o aparelho sanitário até que todos os resíduos desses dois agentes tenham se dissipado.
• Bola de yoga: é isso mesmo! Pode ser um excelente aliado na desobstrução do vaso. Encaixe a bola de yoga até notar que está firme e, em seguida, dê a descarga. A pressão exercida deve desentupir o vaso sanitário.
• Desista e chame um profissional: quando você já tentou de tudo e nada funciona é hora de chamar um profissional, pois, além de não conseguir desentupir o vaso sanitário, a situação pode se agravar.
No mais, como em todas as situações, é preciso ter atenção na hora de fazer este tipo de serviço. Não coloque papel higiênico, cabelos e até pequenos pedaços de sabonete no vaso, mas se notar que tenham caído dentro da louça sanitária, retire-os antes de acionar a descarga. É muito melhor prevenir do que ter o trabalho de desentupir!
Entretanto, quase todas as formas de desentupimento citadas podem ocasionar incidentes menores, como o transbordo de dejetos, por exemplo. Portanto, seja precavido e tenha baldes, detergentes, desinfetantes e panos próximos.
E aí, essas dicas foram úteis para você?