Quando se fala em reforma de um imóvel, a primeira coisa que pensamos é o quanto toda essa mudança irá custar. E isso é realmente algo que pode sair pesado financeiramente caso não seja feito um bom planejamento. Se você não conhece muito sobre construções e reformas, pesquise bastante antes de iniciar um projeto e procure alguém que entenda sobre o assunto. Tire todas as suas dúvidas e faça pesquisas de preços de diferentes materiais em diferentes épocas do ano.
Identifique qual o melhor projeto para ser implementado, materiais que você mais gostou, inspire-se em projetos já realizados e só depois comece a planejar o que sempre sonhou. Para seguir todos esses passos e conseguir economizar, a equipe da Master House preparou algumas dicas que podem fazer uma grande diferença no valor do seu tão sonhado projeto, dando um resultado tão satisfatório como se fosse mais caro.
A etapa inicial para qualquer projeto que você idealizar precisa de um bom planejamento. Com base nas informações e nos objetivos é possível estipular o quanto está disposto a investir. É no planejamento que você decidirá o tamanho da sua equipe até o final do projeto e, ao entrar em contato com estas pessoas, negocie valores e tire quaisquer dúvidas que forem surgindo. Se possível, documente valores negociados para evitar qualquer tipo de situação inconveniente.
Uma das principais dicas é trabalhar com controle de tempo, com metas e objetivos diários e semanais. Inicialmente você deverá ter uma ideia do quanto acha que o projeto inteiro poderá demorar a ser feito, mas poderá tirar a dúvida com os profissionais que você entrar em contato.
Depois disso, dê metas a estes profissionais, mas trabalhe em conjunto para não tentar adiantar o cronograma se você sabe que é impossível cumprir as metas que estipulou.
Estipule um valor máximo que estará disposto a gastar no projeto e que satisfaça suas necessidades. Evite sonhar com objetivos altos ou tentar realizar projetos adaptando os materiais. Dependendo do material que possa ser substituído, os custos poderão dobrar, já que danos à estrutura possivelmente surgirão mais rapidamente.
É importante saber onde e quando investir em certos materiais. A pesquisa frequente é importante para dar um norte sobre os melhores produtos a escolher. De acordo com a procura, os valores dos materiais terão variação, o que, nestes casos, é recomendado então é importante que esteja atento, assim você conseguirá economizar.
O uso de materiais reutilizáveis pode fazer uma grande diferença no valor final da sua reforma. Mas, para ter um bom resultado, é preciso abusar da criatividade. Alguns materiais farão você economizar dinheiro nas contas de energia e água como, por exemplo, luminárias eficientes com lâmpadas LED e torneiras economizadoras. Uma alternativa de se adaptar e começar a “pensar verde”.
Além disso, faça uso de produtos que não estão danificados como, por exemplo, canos e chuveiros, que não necessitam ser trocados a não ser que estejam quebrados ou apresentando defeitos.
Quando você escolhe bem os profissionais, automaticamente economiza dinheiro e evita muita dor de cabeça. Da mesma maneira como é importante utilizar materiais de qualidade, é importante usar mão de obra qualificada para colocar em prática o seu projeto.
Lembre-se que os profissionais de construção são pagos por diárias, mas poderá ter um resultado não muito favorável se resolver contratar um profissional menos qualificado achando que irá economizar. Se o projeto der errado terá que refazer, o que resultará em gasto extra e nova compra de materiais.
É interessante que você realize etapas em que achar ser capaz, como pintar as paredes, por exemplo. A reforma de um imóvel é algo muito importante e que precisa ser seguro e confortável. Então pense de maneira econômica, mas também de maneira responsável. Invista em profissionais qualificados em seus projetos.