Ter plantas dentro de casa é a forma mais prática de trazer vida e energia aos ambientes. O nosso clima tropical permite que cultivemos uma infinidade de espécies, ainda assim, critérios como luminosidade, vento e periodicidade das regas são sempre determinantes para que elas cresçam e floresçam.
De forma geral, os vegetais oferecem benefícios decorativos e funcionais, explicam as arquitetas paisagistas Helô Botelho Caparica e Fabíola Lieberg: “Cultivar espécies dentro de casa, além de trazer conforto estético, agregando vida e movimento à decoração, pode ajudar a amenizar a temperatura e, em alguns casos, servir até como anteparo acústico para filtrar os ruídos que vêm da rua.” A paisagista Mônica Rio Verde destaca a importância das plantas na filtragem do ar que respiramos: “Trazem muitas vantagens, como, por exemplo, a renovação do ar por meio do processo de fotossíntese. Elas ainda contribuem na manutenção da temperatura e tornam o ambiente mais aconchegante e sofisticado.”
Porém, deixar a planta em um canto escuro e pouco ventilado não é aconselhável, portanto, se a sua intenção era colocá-la justo naquele espaço “inóspito” da sala, esqueça. É sempre aconselhável contar com um ótimo jardineiro para realizar esse tipo de trabalho.
Entretanto, separamos o passo-a-passo de como instalar suportes para vasos de plantas dentro ou fora de sua residência. É bem simples, e deixará o ambiente mais alegre e bonito. Confira os quatro passos abaixo.
Solicite já seu serviço de jardinagem