Uma ótima maneira de restaurar móveis e peças de madeiras, seja por motivo sentimental, estético ou por precisão, é pintá-lo novamente e dar cara nova ao objeto. Engana-se quem acha a pintura um processo complexo, mas a remoção do verniz é o que mais chama a atenção. Consequentemente, este processo pode ser uma das principais razões para a desistência da restauração, já que, de fato, pode ser considerada uma tarefa complexa.
É comum ver as pessoas pintarem portas, janelas e artigos de decoração sem a remoção adequada do verniz. Obviamente que o resultado não sairá da maneira correta e pode resultar em danos à peça. Se você deseja fazer essa alteração em algum objeto de madeira precisa tomar alguns cuidados e seguir as orientações que nossos especialistas prepararam logo abaixo.
Antes de tudo, é importante ressaltar que existem dois tipos de remoção de tintas de madeira: o método físico e o químico. Vamos te explicar a diferença entre as técnicas.
Remoção física: exigindo um pouco mais de esforço e paciência, você precisará de alguns materiais como, por exemplo, lixa fina ou grossa, espátula ou lixadeira orbital. Após definir os materiais, siga os seguintes os passos:
Remoção química: Mais prática, a remoção química exige mais atenção e materiais do que o método anterior, mas o resultado final será melhor. Segue a lista do que você precisará: espátula, raspador de tinta e verniz, removedor de tinta, lixa fina e equipamentos de proteção (luvas e máscaras, por exemplo).
Para utilizar removedor de tinta e verniz leia atentamente as recomendações do fabricante, pois variam de acordo com a marca do produto. Mesmo seguindo as orientações do fabricante, vamos te dar algumas recomendações:
Com ajuda de um recipiente, cubra o pincel até a metade com o removedor e, em seguida, passe na peça seguindo apenas uma direção para que não fique manchado;
Dependendo do removedor, o processo para amolecer a pintura pode ocorrer em até uma hora.
Com uma espátula, passe no objeto de madeira e remova a tinta;
Lixe o objeto com uma lixa fina e, assim como no método físico, passe um pano com solvente na madeira para finalizar o processo.
Depois de retirar todo o verniz e a pintura da porta, janela ou móveis, é possível realizar uma nova pintura. Se as janelas ou portas apresentarem alguma parte danificada como, por exemplo, pequenos buracos, o primeiro passo é cobri-los com massa e retirar o excesso com uma lixa. Para começar a pintar, você vai precisar de primer (produto que ajuda na fixação da tinta e protege a peça), rolo, pincel fino e lixa com espessura mais fina.
• Aplique uma camada de primer na peça trabalhada e utilize o rolo ou pincel para espalhar em todo o material;
• Após secar, lixe toda a superfície do artefato e comece a aplicar a tinta com rolo ou pincel;
• A segunda demão de tinta e o uso de selante serão opcionais.
E aí, gostou destas dicas?