Todo mundo tem receio na hora de usar cores fortes para decorar um ambiente da casa. Usar tons mais vivos em paredes e objetos é a chance de escapar de um ambiente sem vida e criar efeitos agradáveis ao local. É importante ter uma atenção redobrada para não exagerar e também respeitar a harmonia do espaço.
Deixe os brancos, cinzas, beges e marrons de lado e aposte também em laranjas, verdes, azuis e, por que não, os vermelhos.
O AMBIENTE
As cores não são apenas de gosto, elas indicam sensações. Por isso, saiba o que você quer do ambiente antes de pintar as paredes e mobiliá-lo. Tente sempre combinar tons claros com escuros.
OBJETOS
Sofás, escrivaninhas, mesas ou flores: cada um desses objetos precisa estar em harmonia com as outras cores do ambiente. Por isso, atenção! Um sofá de cor forte pode se tornar maior do que parece:
ILUMINAÇÃO
Confira algumas dicas:
– Lâmpadas incandescentes realçam cores quentes como o vermelho e o amarelo.
– Lâmpadas halógenas destacam cores de quadros, roupas e pinturas de parede.
– Áreas sem iluminação não são necessariamente um problema, elas podem valorizar outras áreas do espaço.
TRUQUES
As cores de um ambiente podem modificá-lo completamente:
– Encurte o ambiente. Para uma sala muito comprida, pinte as paredes menores com uma cor mais escura. Pode tornar o ambiente mais aconchegante.
– Destaque os objetos. Aplique uma cor contrastante na parede de fundo. Sem dúvida, isso produzirá o efeito de destaque em determinados objetos expostos no ambiente, sejam os mobiliários ou peças de valor artístico.
– Rebaixe o teto. Pinte o teto com uma cor mais escura do que a das paredes. Isso não vai deixá-lo tão distante das pessoas.