O momento de iniciar o processo de construção ou reforma demanda alguns investimentos e certos cuidados que, sem atenção, acarretam atrasos e falhas na execução. Como começar, qual profissional contratar, o que ele faz e como ele cobra, são perguntas bastante comuns no início desse processo. O que era privilégio de poucos, já está mais acessível.
A escolha
Nesse sentido, escolher o profissional não é tarefa simples. Prefira uma empresa e leve em conta algumas questões: você se identifica com o trabalho do arquiteto? Peça para ver trabalhos em andamento ou prontos. Observe as soluções dadas, combinações e execuções. Atente aos detalhes e determine se o estilo lhe agrada.
Os diversos motivos para se contratar um arquiteto:
- Ele é o profissional tecnicamente capacitado para solucionar os problemas da obra, desenvolvendo os ambientes de maneira a aperfeiçoá-los.
- É ele o responsável pelo projeto arquitetônico, conceito central da obra, alcançando soluções que se adaptem ao espaço e às necessidades especificar de cada cliente, apresentando diversas alternativas de configurações e custos.
- Em reformas, é o responsável pela avaliação da estrutura a ser mantida e a ser removida e em obras novas, seu papel é iniciado já na escolha do terreno.
- É o mais indicado para calcular o que pode ser feito com intuito de aproveitar o espaço da melhor forma.
- É capaz de avaliar o que será usado com relação à adequação e quantidade de material e planejar a compra, resultando em economia no custo final.
- O planejamento é crucial para não precisar lidar com erros, que geram maiores despesas que as previstas.
- A obra com projeto desenvolvido por arquiteto é mais econômica. Por exemplo: instalações elétricas e hidráulicas demandam atenção e quando são feitas sem muito cuidado, geram muitas dores de cabeça aos moradores. Com a previsão dessas instalações, feitas pelo arquiteto, problemas como esse são evitados.
- No cronograma do arquiteto consta a ordem dos serviços. Isso faz com que um trabalho não leve a refazer o outro.
- Além disso, no contrato, o arquiteto prevê a garantia contra vazamentos ou erros de instalações.
Serviço
Há várias formas de cobrar por estes serviços. A mais comum é por porcentagem dos gastos: por metro quadrado ou por valor fixo que parte de tabelas que verificam a quantidade de horas-homem necessárias para o projeto. Os valores costumam variar entre 5% a 10% do valor a ser gasto, que é estimado previamente, partindo da área planejada para a futura residência e do custo por metro quadrado a ser aplicado na primeira estimativa feita.
Este percentual pode variar de acordo com o profissional, o tamanho e a complexidade do projeto. No entanto, é costume que projetos maiores custem menos – percentualmente – que projetos menores.