O azulejista é o profissional da construção civil que trabalha especificamente com a instalação de placas de cerâmica de tamanhos reduzidos (chamados azulejos), mas não se restringe a fazer apenas esse tipo de trabalho. Ele também pode instalar peças normais de cerâmica ou porcelanato, no entanto, o nome da profissão se popularizou.
Vamos falar um pouco sobre este profissional e saber um pouco mais sobre esta prática que passou naturalmente de pai para filho durante anos e hoje já pode ser aprendido através de cursos oferecidos por diversas escolas de construção civil.
A profissão de azulejista
Profissão bastante em alta no mercado de trabalho devido ao grande número de construções e reformas, apesar do momento crítico que a economia do país está passando.
A remuneração de um azulejista pode chegar a média de 2 ou mais salários mínimos atuais, dependendo da empresa em que o profissional atua e também da sua qualificação.
Cuidados de saúde que os azulejistas deve observar
A profissão de azulejista exige bastante preocupação com a saúde de quem a pratica. As atividades repetitivas e na maioria das vezes praticadas em posições totalmente irregulares são as maiores causadoras de problemas sérios de coluna. Veja abaixo:
- Utilize equipamentos de proteção: máscara e óculos impedem que o pó da cerâmica cortada penetre nos olhos e nariz causando irritação e até ferimentos.
- Experimente fazer o corte das peças de cerâmica em uma mesa de apoio para evitar curvar muito as costas e prejudicar a coluna, devido à posição errada e bastante repetitiva.
- Utilize um banco móvel para aplicar os azulejos no chão e não fique de joelhos, como a maioria. Suas costas agradecem.
- Sempre que possível, substitua as ferramentas (desempenadeira, espátula) que possuem cabo de madeira por aquelas com cabo de borracha que facilitam o uso e não exigem muito dos músculos.
Mulheres na profissão
A presença de mulheres na construção civil não é mais novidade nos dias de hoje, é mais do que comum encontrarmos mulheres atuando em diversas profissões que antes só eram desempenhadas por homens, a profissão de azulejista é um exemplo.
Em algumas regiões as mulheres representam a maioria dos alunos do curso de azulejista. É uma estatística muito importante pois a mulher é, muitas vezes, aquela que mantém a casa e ainda sofre muito preconceito, principalmente em um ramo dominado por homens, como a construção civil.
Como se tornar um azulejista profissional
- Cursos presenciais – São muito importantes, pois você verá na prática como instalar as peças de cerâmica corretamente.
- Cursos online – Apesar de não ter contato físico e prático com o assentamento de azulejos, com o curso online você pode obter conhecimento teórico, que também é essencial ao profissional.
- Faça uma busca rápida na internet e encontre, na sua cidade, escolas especializadas de construção civil que oferecem o curso de azulejista e também vários outros neste mesmo ramo de atuação.
A qualificação é muito importante para quem quer aprender e se profissionalizar como azulejista. Também é interessante para quem já atua na construção civil e deseja se especializar ou aumentar o leque de oferta de serviço.
Se você ficou com interesse de aprender mais e fazer um curso de azulejista, procure instituições especializadas em construção civil na sua cidade. Muitas oferecem diversos horários que se encaixam na vida de quem já mantém um trabalho, mas tem interesse em aprender uma nova profissão.
O azulejista é, sem dúvida, um profissional bastante solicitado e que realiza um trabalho muito importante na construção civil. É uma profissão bastante procurada, inclusive por mulheres, e que pode ser a porta de entrada para quem deseja trabalhar com construção e reforma e não sabe bem como começar.