Menu

Conheça os diferentes tipos de porcelanato

porcelanatoporcelanato

Com aspecto mais sofisticado e atraente, o porcelanato é o tipo de revestimento que caiu no gosto de muitas pessoas que estão construindo ou reformando um imóvel. Diferente da cerâmica, revestimento mais comum e tradicional na maioria das residências, o preço do porcelanato é consideravelmente mais alto, o que será preciso ter bom orçamento financeiro para utilizá-lo em espaços maiores.

O porcelanato também é muito utilizado para substituir pedras ou madeiras, que possuem um preço bem mais em conta. A alta durabilidade e resistência, porém, fazem com que os porcelanatos sejam instalados até mesmo em áreas externas com intensa variação climática e circulação de pessoas.

Por isso, se você está pensando em adotar o porcelanato para o seu piso, precisa estar atento à variedade existente no mercado. Para ajudar você a fazer uma escolha adequada, nossos especialistas separaram algumas recomendações sobre os diversos modelos de porcelanato.

Os tipos de porcelanato 

  1. Polido: este é o porcelanato mais comum de ser visto por aí. Por ter um brilho mais intenso e maior durabilidade e resistente à água, é o que mais atrai compradores;
  2. Acetinado: Além de não ter tanto brilho quanto o primeiro, é menos suscetível a riscos, manchas e oferece pouco risco de escorregões. Mas, a desvantagem é a dificuldade de substituição do piso e o alto preço cobrado por este serviço;
  3. Esmaltado: É o porcelanato que recebe uma camada de esmalte por cima com algumas características, como lisa, áspera, brilhante ou mate. Ao optar por este tipo de piso, é preciso ficar atento à especificação do PEI, tipologia que identifica a resistência do porcelanato esmaltado. Quanto maior o número do PEI, que varia entre 1 a 5, mais resistente é o material:
  • PEI 1: indicado para aplicação em paredes por não receber muito atrito;
  • PEI 2: com pouca resistência é indicado para áreas com pouca circulação;
  • PEI 3: embora tenham resistência média, podem ser utilizados dentro de casa;
  • PEI 4: por ter uma qualidade maior, sua instalação pode ser feita em locais com maior fluxo de pessoas;
  • PEI 5: com alto nível de resistência, os porcelanatos com esta especificação é o melhor para ser aplicado em locais mais movimentados, inclusive, em áreas externas.

Preços e variações

O tamanho de cada placa de porcelanato e, principalmente, a qualidade do material são os principais aspectos que, como mencionamos, acaba provocando variações de preço do produto. Depois de pesquisar e encontrar o piso que mais lhe agradar, é importante fazer o cálculo dos custos com mão de obra especializada que fará a instalação. 

Cuidados na escolha do porcelanato 

  • Agora que você sabe que existem especificações para cada tipo de porcelanato, escolha aquele que tenha maior qualidade. Esse cuidado pode evitar danos às placas e deixá-lo com maior durabilidade;
  • Capriche no rejunte do porcelanato, porque se tiver baixa qualidade ou descascando poderá se destacar mais do que o piso;
  • Caso queira instalar o porcelanato no banheiro escolha os modelos menos escorregadios para evitar acidentes. Quer uma dica? Os porcelanatos esmaltados ásperos;
  • Para manter a durabilidade e qualidade do material, evite arrastar os móveis pelo chão para não afetar o brilho;
  • Para a limpeza do porcelanato evite usar soluções muito abrasivas que possam riscar ou desgastar o piso.

O porcelanato é, sem dúvida, um tipo de revestimento que oferece sofisticação e beleza a qualquer ambiente. Além de causar uma sensação de amplitude por conta do seu brilho e tamanho, possui maior durabilidade.

No entanto, por ser um material com preço mais elevado, o custo com instalação também se torna superior em comparação com os outros materiais. Por isso, escolha com cuidado o pedreiro que irá fazer o serviço para evitar material quebrado ou resultado final irregular, acarretando em grande prejuízo financeiro.

Espero que tenha gostado das nossas dicas. Um abraço e nos vemos no próximo artigo.