A área da construção civil é uma das mais dinâmica do Brasil, e para fazer parte desta extensão é essencial ter treinamento, cursos e certificações que supram todas as necessidades do mercado. Este campo é bastante amplo e, por isso, abrange áreas como instalações elétricas, hidráulicas, de gás e edificações.
Esta realidade permite a atuação destes profissionais na conservação, manutenção e construção de qualquer obra. A maioria das oportunidades que este setor apresenta está nas construtoras, empreiteiras e empresas de reformas e manutenções.
É possível encontrar oportunidades, também, em grandes complexos comerciais, como shopping centers. Porém, o grande avanço da tecnologia está fazendo com que este setor fique bastante automatizado, o que exige dos trabalhadores da área uma incansável busca por mais qualificações.
Por conta disso, estes profissionais possuem dúvidas sobre quais cursos podem fazer com que o currículo fique mais atrativo para empresas. Então, se você é uma dessas pessoas e não sabe por onde começar, siga as orientações e dicas de cursos e certificações que podem turbinar o seu currículo.
Cursos e certificações para a área da construção civil
Existem alguns cursos que podem fazer com que um profissional da área de construção civil se torne realmente completo para qualquer tipo de trabalho que uma empresa possa chegar a precisar.
Porém, algumas dessas especializações podem durar meses ou anos, outras até horas, então é necessário que os próprios trabalhadores desta área saibam quais dessas qualificações valem mais a pena para o seu objetivo pessoal, caso haja a necessidade de escolher.
Acompanhe a lista dos 7 cursos e certificações da área da construção civil mais procurados pelo mercado:
- Edificações: O profissional que se forma no curso técnico em edificações tem, pela frente, uma carreira profissional bastante abrangente na construção civil, pois esta especialização permite que este atue em diversos setores. Dura cerca de 2 anos para a formação.
- Estradas: Este curso qualifica para que o profissional possa planejar e implantar projetos de estradas, pontes e viadutos. Além de realizar manutenção de vias, e elaborar levantamentos topográficos. Dura em média 3 anos para que receber a certificação.
- Desenho arquitetônico e construção civil: Este curso introduz noções básicas referente a representação gráfica de construção civil. É um curso que pode ser realizado a distância e possui cerca de 35 horas, em média.
- Obrigações trabalhistas e previdenciárias na construção civil: Também é um curso básico, assim como o de desenho arquitetônico. É concluído em média em 30 horas, e oferece aos funcionários da construção civil informações sobre seus direitos e deveres como empregados deste ramo.
- Técnicas de execução de alvenarias: Podendo ser feito, também, através da internet, este curso fornece uma base sobre os métodos de execução do processo de alvenaria e suas finalidades.
- Pedreiro: O curso de pedreiro pode ter em média uma duração de 6 à 8 meses. Este oferece, de maneira prática e introdutória, todo o processo e formas de se trabalhar como pedreiro.
- Mestre de obras: O objetivo do curso de mestre de obras é fazer com que este profissional esteja apto a supervisionar trabalhadores que atuam em canteiros de obra e controlar recursos. Pode durar meses para a sua conclusão, mas é bastante completo.
Importância de turbinar o currículo
A atualização constante do currículo de um candidato mostra, para as empresas, que este está sempre buscando melhorar sua capacidade para trabalhar com mais êxito. Além disso, é uma maneira de mostrar que está incluso no mercado mesmo que este mude, pois possui diferentes capacidades relacionadas à área.
De uma forma ou de outra, um profissional que procura sempre turbinar seu currículo se torna, com o passar do tempo, referência do que faz, devido sua experiência e seus conhecimentos.
Além disso tudo, este funcionário terá mais opções de empregos, não estando limitado a estar em uma empresa que não agrade totalmente, fazendo com que sua carreira profissional vá sempre em direção ao crescimento e sucesso.
Complemente com características pessoais
Além disso, vale a pena ressaltar no currículo qualidades pessoais relacionadas ao que se procura na área de construção civil, isto, claro, se você realmente tiver estas qualidades.
Esta é uma dica que precisa ser bem aplicada, pois têm que ser bem colocada no currículo, no caso de dúvida maior, é preferível não colocar. Mas se você realmente obtiver qualidades como “comunicativo” e “qualificado”, por exemplo, não fica feio adicionar e provar que realmente as possui, caso seja contratado.
Espero que estas dicas tenham lhe auxiliado(a), não deixe de nos acompanhar para não perder nenhum conteúdo. Até a próxima!