Por Designer Daiane Nunes
O estilo Boho vem da expressão inglesa Bohemian Chic, um Boêmio Contemporâneo, ou seja, uma pessoa boêmia é aquela que acumula conhecimento de diversas localidades, viagens, culturas diversificadas… Assim na decoração Boho há uma mescla de elementos étnicos, orientais, vintage, hippie, country e romântico com o moderno.
Aqui não tem regra especifica a ser seguida, a ideia é de um mix de vários estilos ocupando cada cantinho e espaço vazio de forma criativa, sempre tomando cuidado com o excesso como em qualquer decoração, pois como possui uma gama muito maior devido a inúmeras opções, o Boho pode ficar desarmônico e confuso.
Na paleta de cores as mais comuns são: Amarelo, roxo, azul e rosa, porém todas as cores são bem vindas desde que sejam combinadas com um pouco de tons mais neutros como marrom, bege, verde oliva e cáqui, para não carregar tanto o ambiente. O ideal é escolher estampas que conversem entre si.
Novamente por ter essa mistura de estilos, na iluminação encontramos desde velas a lustres passando por pendentes, abajur e luzes pisca-pisca que dão um toque especifico na decoração.
Tecidos indianos e estampas florais e coloridas, patchworks (vários tipos de tecidos costurados entre si), almofadas, mantas, peles fake e colchas penduradas na parede, são identidades do Boho juntamente com artesanato e souvenir (lembranças de viagens).
Elementos naturais como madeira e pedra, plantas, referência de animais e tribais. Objetos como filtro dos sonhos, espelhos, baús, pufes, flâmulas e composição de quadros, compõem uma atmosfera divertida, mas acima de tudo confortável.
Oposto ao tradicional a decoração Boho tem muita influência dos anos 70, combinando de forma coerente criamos ambientes exclusivos e acolhedores, o Boho é único e atual.