Utilizar móveis restaurados na decoração de casa pode transmitir um ar sofisticado e único ao ambiente. Por se tratarem de peças geralmente antigas, cômodos modernos acabam ganhando um aspecto retrô e inusitado.
É preciso saber dosar e ter cuidado para não misturar elementos que não combinam entre si, deixando o ambiente carregado e sem harmonia.
Se a ideia é inserir uma única peça restaurada no ambiente, o ideal é destacá-la, criando a sensação de que foi previamente pensada para aquele ambiente, e não simplesmente jogada lá. Seja com a iluminação ou em contraste com a cor da parede, o importante é que a peça seja destacada no ambiente. Muitas vezes, o espaço não foi pensado para receber determinada peça, herdamos ou compramos algo que nos traz lembranças, histórias de família, aconchego ou identidade, e, neste caso, é muito importante que não se descarte um artigo tão valioso de caráter sentimental.
Caso haja mais de uma peça restaurada dentro do mesmo cômodo, a dica é a oposta, deve-se escolher apenas dois estilos que agradem mais e procurar fazer com que eles se misturem, como se fossem um único estilo. Una materiais, cores e acabamentos, evitando que o ambiente fique pesado e com muitos elementos visuais.
Na hora de compor a decoração da casa, procure não visualizar a peça separadamente: sempre a imagine dentro do conjunto, cada elemento soma no peso visual.