Por Daiane Nunes
A decoração Industrial uma ambientação totalmente urbana teve seu início entre as décadas de 50 a 70 no século XX na cidade de Nova York. Estilo normalmente utilizado nos Lofts e em casas mais antigas, pois sua estrutura original faz parte da decoração, porém pode ser o diferencial no design de apartamentos.
Assim como as demais propostas contemporâneas, na Industrial também se prioriza a amplitude do espaço e ausência de excessos, o essencial e funcional faz o layout clean e de personalidade.
Luz natural e azulejos, tijolos à mostra, teto com pé-direito duplo, escadas em metal e instalações elétricas aparentes são alguns itens juntamente com materiais como alumínio, cimento e vidro, concreto e madeira mais rústica.
Objetos de ferro escovado e desgastado, peças recicladas, utilização de couro e tecidos como jeans, linho, sarja e lona são elementos da decor industial.
Aqui há uma mistura com o retrô e vintage, uma atmosfera histórica, mas ao mesmo tempo moderna.
Na iluminação lâmpadas de fácil instalação, sem embutir, holofotes e de trilho, nas cores muito cinza, branco, preto e tons terrosos com apenas toques de outras cores, imagens de fachadas de prédios, quadros e pôsteres em preto e branco.
Versátil esse estilo Industrial cria ambientes tanto despojados como mais sofisticados e assim vem ganhando cada vez mais espaço no Design.
Com visual de antigas fábricas, indústrias e armazéns a sensação é de trabalho e praticidade, porém com conforto e tranquilidade. Com algumas opções o ambiente se torna exclusivo. O industrial apesar de baseado no antigo é a cara do atual.