Por Designer Daiane Nunes
Pelo nome já se deduz a origem, ou melhor, a localização desse estilo: Casas nas regiões costeiras da Espanha, Grécia, Itália, Turquia e norte da África aonde se encontra o mar Mediterrâneo que pertence ao Oceano Atlântico e banha essas áreas.
As características principais são: Frescor e claridade, então cortinas apenas de tecidos bem leves e paredes brancas ou tons claros de azul, amarelo ou cinza que potencializam a luz natural.
Falando em cores, na paleta do Mediterrâneo encontramos muito branco, azul marinho, verde oliva, ocre, marrom e amarelo, cores mais vibrantes apenas em acessórios e itens.
Vigas aparentes podem ser trabalhadas, pintando-as com as cores do estilo. Os pisos podem ser mais rústicos ou de ladrilhos hidráulicos e azulejos.
Nos materiais a madeira é peça chave juntamente com gesso, pedra e ferro, tudo que remete a natureza estão presentes, as cores e o calor criam um ambiente alegre e reconfortante.
Elementos como o vime, estampas de listras, espelhos com moldura em ferro, candeeiros, quadros, pendentes, abajures, almofadas, flores secas e plantas também compõem a decoração Mediterrânea.
Um ambiente mais clean sem excessos, com decoração descontraída aonde raios de sol inundam o local trazem uma atmosfera litorânea, bem leve e fluída.
Com alguns toques do que mais gostar você pode transformar sua casa ou apartamento num ambiente cálido e arejado com ares de praia, céu e mar, aconchegante e tranquilo… Mergulhe no estilo Mediterrâneo.