Por Daiane Nunes
A decoração minimalista é onde o menos é mais! Um ambiente clean, mas ao mesmo tempo muito bem decorado. Funcional: Sempre bem claro, iluminado e em linhas retas.
Estilo minimalista não quer dizer simples. Pelo contrário, ele usa elementos do estilo contemporâneo e são ambientes completos, porém com o essencial. Muita iluminação natural.
Os móveis são práticos e funcionais, mas com elegância. Normalmente armários são com aberturas de toque ou de encaixe e portas de correr.
Na paleta de cores o branco é o protagonista combinado com tons neutros de cinza bege, nude, champanhe, gelo e preto. Outras cores somente em pequenos e poucos toques e sempre em texturas lisas sem estampas.
Laca, vidro, alumínio, madeira, mármore e granito estão sempre presentes nesse estilo, assim como o porcelanato, pois um ponto forte nessa decoração é o acabamento brilhante, lustrado, com reflexo.
Outro ponto forte do estilo minimalista é a organização, tudo em seu devido lugar e a sensação que temos é de um ambiente tranquilo e aconchegante.
Neste estilo nenhum objeto decorativo pode chamar mais atenção que o ambiente como um todo. É desprovido de muitos objetos que preencham o espaço, apenas alguns como uma escultura, quadro e vaso com plantas ou flores que remetem a um ar refrescante ao ambiente.
Assim como objetos funcionais que por si já fazem parte da decoração como eletrodomésticos, livros e arara de roupas. Espelhos ajudam na amplitude do ambiente, que também é peça chave nesse estilo e aumenta a claridade. Tudo complementa o ambiente.
Estilo moderno e bonito. O minimalista pode parecer contraditório, pois utiliza o reto com o geométrico, o simples com sofisticação, o clean com elementos decorativos, o funcional com o aconchegante, assim é o ambiente minimalista de estilo único.