Por Designer Daiane Nunes
A decoração oriental compõe equilíbrio, paz e aconchego num ambiente. Um estilo minimalista que utiliza apenas os elementos necessários, livre circulação e simplicidade no campo de visão.
Seguindo o conceito Yin e Yang do taoísmo (tradição filosófica e religiosa originária da China) que descreve a dualidade de tudo que existe no universo, energias opostas, nessa decoração o contraste de materiais faz diferença, como uma madeira envelhecida com acabamentos envernizados ou uso da delicadeza da seda com a resistência do vime, assim como o branco com o preto, vermelho com dourado…
Falando em cores fora essas já citadas, a paleta é bem neutra com tons de bege, cinza e castanho claro. Paredes mais despidas e local amplo. Utilização de objetos e itens japoneses sem excessos.
Uso de fibras naturais, bambu, linho, palha e rattan, pedra, madeira de cedro, vime, vidro. Nos tecidos estampas florais, algodão e seda.
Presença do Tatame (piso tradicional japonês), que dispensa o uso de tapetes. Móveis sempre mais baixos, às vezes direto no chão sem pés com almofadas e futons. E as versáteis portas de correr japonesas chamadas Shoji feitas de madeira e papel emoldurado que proporcionam privacidade e ao mesmo tempo difusão de luz e disposição de espaço.
Os banheiros normalmente possuem ofurôs, em locais maiores a colocação de biombos e na iluminação as conhecidas luminárias japonesas, ou mesmo as de cúpula redonda.
Elementos como leque, flor de cerejeira e pássaros são ótimos temas de padrão oriental para trabalhar no ambiente. Xícaras de porcelana e cerâmica, pequenas fontes de água e bonsais completam o ambiente.
A decoração oriental necessita de uma composição harmônica, sem perder o ambiente e o encanto. Escolha os seus itens favoritos e receba a sensação de tranquilidade no seu lar.