Morar em apartamento pequeno faz parte da vida de muita gente. As construtoras atualmente parecem oferecer imóveis cada vez menores, talvez como uma forma de atrair famílias pequenas ou pessoas solteiras.
O fato é que realizar o sonho da casa própria, para muita gente, é mais importante do que a garantia de muito espaço. No entanto, espaços pequenos não significam espaços desvalorizados ou impossíveis de serem decorados.
Pelo contrário: utilizar um estilo de decoração para apartamentos pequenos faz parte das atividades diárias de muitos arquitetos, exatamente porque estes novos ambientes estão crescendo cada vez mais e seus proprietários não abrem mão de conforto e beleza no seu lar doce lar.
Se você também faz parte do grande número de pessoas que mora em apartamentos que têm pouco espaço – mas não abre mão de uma boa decoração – a Master House pode ajudar. Fique de olho nas dicas de decoração para apartamentos pequenos que nossos arquitetos e designers elaboraram.
Dicas de decoração para espaços pequenos
- Na hora de escolher a mobília do seu apartamento, foque no que é necessário, em itens indispensáveis.
- Aposte em móveis ou objetos multiuso ou funcionais, que podem agregar várias funções. Exemplo: um sofá que pode virar cama, uma banqueta pode virar mesa de apoio etc.
- Escolha seus móveis de acordo com o tamanho do ambiente que vai abrigá-lo. Se necessário tire as medidas antes de comprá-los.
- Como não precisa adquirir muitos móveis, invista nos mais confortáveis e que por si só já são peças de decoração.
- Harmonize a disposição da sua mobília para que haja uma circulação adequada dentro do apartamento.
- Capriche na iluminação dos cômodos. Uma iluminação correta pode tanto ampliar um ambiente quanto torná-lo menor do que realmente é (para tanto, conte com um eletricista de confiança).
- Utilize espelhos na decoração do seu apartamento. Esses objetos dão uma sensação de amplitude, perfeito para espaços pequenos.
- Use as paredes para pendurar quadros e porta retratos. Construa um mosaico com diferentes fotos da família.
- Explore a sensação de amplitude também na hora de escolher uma cor para pintar as paredes. Evite cores escuras.
- Aproveite a parte debaixo das escadas e outros espaços disponíveis. Passeie pelo seu apartamento e observe de que forma poderia tirar mais proveito dele.
- Divida os cômodos usando a mobília como estantes e mesas ou até mesmo tapetes.
O que mais pode ajudar
No banheiro
- Adote o uso de prateleiras neste espaço, mas não acumule muitos produtos. Somente os que você realmente usa.
- Utilize cestos no banheiro para guardar itens que não podem ficar expostos por conta da umidade como maquiagem por exemplo.
- Escolha pastilhas coloridas para o piso e paredes.
No quarto
- Utilize a cabeceira da cama para distribuir porta retratos da família. Estes objetos são excelentes itens de decoração.
- Se houver espaço na parte de cima do seu guarda roupa adote as caixas organizadoras. Elas também são multiuso: enfeitam e guardam objetos.
- Mantenha uma mobília mínima. Utilize o espaço embaixo da cama para guardar sapatos ou outros objetos que normalmente ficariam expostos dificultando a circulação.
Na cozinha
- Utilize prateleiras na cozinha e deixe seus utensílios expostos como parte da decoração.
- Seja prático: escolha eletrodomésticos com múltiplas funções.
- Escolha mesas dobráveis que, além de charmosas, não ocupam espaço quando não estão sendo usadas.
Na varanda
- Apesar do pouco espaço disponível, encontre um local em que possa cultivar um pequeno jardim. Vai deixar seu apartamento mais bonito.
- Instale uma poltrona e transforme este ambiente no seu cantinho de leitura, por exemplo.
- Pendure uma cortina e, durante o dia, deixe a luz natural entrar. Além de benéfico à saúde, a luz do sol traz frescor ao ambiente.
Dicas para uso geral
- Livre-se do que não é importante. Não abarrote seu apartamento com coisas inúteis. Pratique o desapego.
- Mantenha seu espaço organizado. Tamanho não é sinônimo de bagunça.
Independentemente do tamanho do espaço disponível, o importante para você, dono do apartamento, é descobrir o seu estilo decorativo. A partir daí é que você pode aplicar técnicas de decoração à sua moradia. Escolha o que mais combina com você e o que mais se adequa à sua vida.
Lembrando sempre que o objetivo da decoração é enfeitar o ambiente tornando-o mais agradável. Porém, antes de tudo, o conforto e a personalidade do dono do imóvel devem estar em primeiro lugar.
O que achou das dicas dos arquitetos Master House? Gostaria de comentar alguma?
Deixe sua opinião nos comentários.