Decorar consultórios odontológicos pode ser uma tarefa difícil por ser um ambiente mais sério do que muitos outros, exigindo a necessidade de transparecer um aspecto bonito e funcional, além de esteticamente agradável aos pacientes. Quando trabalhamos com boas ideias, a produção do projeto de decoração pode fluir muito mais rápido e fácil do que se imagina. Então, na hora de projetar um novo layout para o seu ambiente de trabalho, leve em consideração o tamanho do local, áreas de ventilação e janelas.
Está pensando em dar uma cara nova ao seu ambiente de trabalho? Acompanhe as dicas dos profissionais da Master House que podem ser usadas na hora de decorar o seu consultório odontológico, que deixarão o espaço mais bonito e agradável para os seus pacientes.
Dicas de decoração
- Cores
O aspecto mais importante na hora de decorar seu consultório odontológico é o uso das cores para o ambiente, porque deverão transmitir sensações de tranquilidade e higiene para os pacientes. Evite realizar uma mistura de mais de três cores, pois o espaço parecerá visivelmente carregado. Tons fortes não são bem-vindos, a não ser que sejam utilizadas em objetos muito pequenos, fazendo contraste com cores mais claras. Damos destaque as cores tranquilizantes como azul, verde e cinza. O uso do Branco será fundamental para transparecer a Higiene do local, busque opções de decoração clean para o seu projeto.
- Quadros
Os quadros são ferramentas essenciais para a decoração de ambientes e são cada vez mais utilizados em consultórios. Utilize-os na hora de decorar a recepção.
Adesivos de parede
Os adesivos, assim como os quadros, possuem uma grande capacidade de transformar um consultório. Porém, devem ser escolhidos ou planejados de maneira responsável, pois podem modificar a maneira como se encara o ambiente.
- Plantas
É interessante fazer uso desta técnica decorativa na entrada ou sala de espera do consultório odontológico. Invista em um pequeno jardim que deixará o resultado surpreendente.
- Objetos temáticos
Para descontrair e acalmar pacientes mais nervosos, o uso de objetos temáticos e divertidos são interessantes. Em geral, são mais indicados para descontrair as crianças.
O que considerar na hora de decorar o consultório?
- Público
Inicialmente, é preciso pensar na necessidade que seu público tem e, em seguida, na melhor maneira de transformar isso em algo visualmente agradável. Então, questione sobre o que seus pacientes precisam e com o que vão se identificar. Se você recebe todos os públicos em seu consultório, prefira decorações mais universais.
- Móveis
Os móveis serão cruciais para a decoração de um consultório e pode ser considerado o investimento que geralmente sai mais caro. Questione o fornecedor sobre a esterilização e higiene das bancadas e armários, alguns produtos disponíveis no mercado não estão compatíveis com o uso, devido a porosidade que acarretará a proliferação de bactérias. Neste caso, invista nos que sejam mais duradouros, confortáveis e fácil esterilização e os posicione de maneira que não atrapalhe a circulação dos pacientes. Uma dica é optar por móveis planejados.
A decoração na sala de espera
A sala de espera de um consultório odontológico deve ser um ambiente que transmita tranquilidade às pessoas, que costumam ficar nervosas enquanto aguardam o atendimento. Então, invista num espaço descontraído e com alguns artifícios comuns, como revistas, jornais, um aparelho de televisão e música ambiente. Invista nos profissionais qualificados da Master House para ficar tranquilo na hora de decorar o seu consultório odontológico.
Legislação
Para que tudo saia conforme o previsto, é preciso ficar atento às documentações específicas para a liberação do espaço, como o Alvará da Vigilância Sanitária, o Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde, o Laudo de Aprovação dos Bombeiros e o documento referente à coleta de lixo hospitalar. Por fim, é preciso solicitar o alvará de liberação do espaço na prefeitura local.
É possível obter ajuda e encontrar mais detalhes sobre a documentação exigida no portal do Sebrae.