Menu

Dicas para economizar na construção da sua casa

Se existe algo para o qual é praticamente impossível prever todos os gastos, essa é a construção civil. Por isso é tão importante conhecer dicas de como economizar na construção, para construir com economia e promover substancial redução de materiais na reforma ou construção.

Que dinheiro não nasce em árvores todos sabemos, e saber disso é fundamental para evitar surpresas desagradáveis na hora da reforma ou construção.

São várias as etapas que envolvem a construção de uma casa, mas existe algo que é comum a cada uma delas: todas envolvem recursos financeiros compatíveis com o projeto escolhido.

Quando pensamos que estamos terminando, na fase do acabamento da construção, e buscamos um pouco de ar para respirar, percebemos que esse momento é, em boa parte das vezes, o que mais recursos financeiros demanda.

A escolha do terreno é importante na hora de economizar na construção?

Sem dúvidas! Economia na construção civil deve ser a primeira preocupação de quem deseja construir a sua casa própria, portanto, é bom saber que construir em terrenos com topografia irregular demanda, às vezes, técnicas, equipamentos e materiais diferenciados.

Construir em terrenos desnivelados sempre incluem aterramentos ou retirada de terra, e isso gera custos extras.

Não é possível, lógico, mensurar o percentual de aumento do custo da construção feita em terrenos com base irregular, mas é possível que ele venha a se tornar bem significativo, a depender dos materiais e equipamentos necessários.

Materiais reciclados valem a pena em uma construção?

Via de regra, sim! Todavia, dependendo das especificações técnicas do projeto da casa, é possível que estes não possam ser aplicados. Mas, invariavelmente, esses materiais tendem a fazer cair os preços em seu projeto de construção. Veja alguns exemplos:

  • Tijolos feitos de pneus reciclados;
  • Telhas ecológicas.
  • Paredes de isopor etc.

Existem outras infinidades de materiais reciclados que podem ser adquiridos a baixo custo e que possuem excelente qualidade. E, além do custo mais baixo, colaboram com o meio ambiente sendo, portanto, considerados como materiais sustentáveis.

Sem levar em conta os materiais recicláveis, não é bom negócio escolher marcas ou materiais de qualidade inferior, mesmo tendo grande impacto no preço final. Os custos dos futuros reparos em construções feitas com materiais de segunda qualidade podem triplicar o preço final da obra.

Afinal, o que devo fazer para, realmente, economizar na construção da minha casa?

Fique atento às dicas que a Master House separou e consiga uma boa economia em sua construção:

  1. Planejar – peça vários orçamentos de projetos, depois avalie o custo benefício de cada um deles e decida-se;
  2. Contrate um arquiteto – a não ser que você seja um mestre-de-obras de mão cheia e muito (mas, muito mesmo) experiente, não arrisque;
  3. Construa por etapas – compre os materiais necessários a cada fase – atenção para não perder boas oportunidades de preço ao comprar maiores quantidades – antecipe necessidades;
  4. Reaproveite ou compre materiais de demolição – nestes casos, aproveita-se quase tudo, desde o entulho para aterramento até telhas, portas e janelas etc. Além disso, esse tipo de material tende a ter boa qualidade e durabilidade, precisando, às vezes, apenas de limpeza e pintura;
  5. Opção por pré-moldados – se, à primeira vista, esses materiais parecem encarecer a obra, lembre-se que há uma grande economia nos custos referentes à mão de obra;
  6. Cuidado ao contratar a equipe de construção – busque referências. Desconfie dos valores muito abaixo dos demais orçamentos;
  7. Procure parcerias para compra de materiais – muitas vezes, em nossa própria rua, existem uma ou mais construções em andamento. Conversem entre si e, se possível, façam compras em conjunto, que, normalmente favorecem o aparecimento de descontos interessantes;

De forma geral, a pressa deve ser evitada. Paciência, muita pesquisa e pechinchar podem ter um impacto importante no preço final da construção. A economia conseguida na construção poderá ser usada na decoração da casa, por exemplo.

Toda iniciativa que possa promover redução de custos na construção civil deve ser, no mínimo, avaliada. Às vezes somos muito preconceituosos em relação a determinados materiais e técnicas de construção. Algumas pessoas, por exemplo, não conseguem acreditar em lajes volterrana de isopor. Quanta ignorância! Ainda bem que temos vários profissionais capacitados à nossa volta, e é por isso que não podemos prescindir deles.

Curtiu? Compartilhe! Nos vemos no nosso próximo artigo!