Feng Shui na Decoração

Feng Shui na Decoração

Por Daiane Nunes

De origem chinesa o termo Feng Shui significa literalmente vento e água e começou há uns 5 mil anos atrás quando Wu um dos cinco imperadores da pré-história chinesa e seus trabalhadores avistaram uma enorme tartaruga saindo do rio, naquela época era sinal de sorte e as formas das marcas no seu casco foram estudadas e se tornaria a base do Feng Shui. Além disso, os chineses acreditavam que um dragão verde ou um tigre branco viviam nas montanhas e possuía o Ch’i que é o sopro do dragão, esse Ch’í se encontra próximo a fluxos calmos de água e é considerado a força universal, o positivo. Dessa forma se iniciou o Feng Shui, a técnica de harmonização do lar que tem por objetivo organizar os espaços a fim de atrair influências benéficas da Natureza.

Na decoração Feng Shui criamos ambientes em que o Ch’í possa fluir livremente pelos locais trazendo energias positivas. Essa filosofia oriental traz harmonia e paz para os ambientes beneficiando o corrido dia-a-dia dos tempos modernos.

Assim são usadas algumas técnicas para um lar harmônico, primeiramente a porta de entrada que é por onde a energia positiva entra, ela pode ser decorada com plantas ao lado ou mesmo com um objeto decorativo pendurado e de preferência que não esteja em linha reta com o portão. Segundo no Feng Shui acredita-se muito na intuição no qual já se coloca as disposições dos móveis de maneira correta intuitivamente e o espelho é uma peça chave que facilita a passagem do Ch’i aumentando a prosperidade no lar.

Na iluminação muita luz natural, lustres, abajures, ambiente claro e convidativo. Uma ergonomia bem distribuída e ampla.

Nos quartos que é um local de descanso e reposição de energia a cama não deve ficar embaixo da janela e nem de frente para a porta e também não deixar roupas embaixo da cama e nem objetos eletrônicos no quarto que atrapalham o sono. No Feng Shui é tudo em seu local e o que é demais, que não está sendo utilizado deve ser retirado.

Quarto Solteiro - Feng Shui

O banheiro é um local onde o Ch’i deve fluir para dentro e para fora então não são tão decorados, são mais simples e funcionais, porém um local agradável com cores delicadas e poucos objetos decorativos e de preferência que não seja de frente com a porta de entrada da casa.

Banheiro---Feng-Shui

A cozinha é um local que precisa dar a sensação de espaço, pois simboliza a prosperidade da família, com o elemento fogo (fogão, fornos) separado do elemento água (geladeira, freezer, lava-louças) e o ideal é quando se está cozinhando não fique de costas para a porta para poder ver quem chega.

Sala-de-Jantar--Feng-Shui

Cozinha - Feng Shui

A sala de estar precisa ser equilibrada com móveis confortáveis e com poltronas e sofás que também não fiquem de costas para nenhuma porta de entrada. Na sala de jantar mesa retangular com pontas arredondadas ou toda redonda e espelho que duplica a abundância.

Sala de Estar - Feng Shui

Nestes casos se não tiver como a disposição dos móveis ficar como gostariam, há sempre uma forma de harmonizar com vasos de plantas, espelhos, biombos ou mesmo cobogós, ou até nas cores.

As cores refletem a quantidade de luz, cores em tons pastel são mais bem vindas, pois fazem ambientes parecerem maiores e mais claros. Para os quartos tons de bege, creme, gelo, rosa, pêssego, salmão e verde-claro. Na cozinha verde, amarelo, laranja e marrom. Azul para o banheiro. Na sala de jantar creme, bege e branco. No Feng Shui a cores energizam, então cores mais quentes para ambientes onde há mais conversação e cores frias para ambientes mais serenos.

Mensageiros dos ventos e fontes são ornamentos que completam essa decoração. Pode-se fazer as mudanças aos poucos com o que mais lhe agrada, afinal o Feng Shui é para trazer paz e tranquilidade, um lar em harmonia com você.

Solicite já seu orçamento Master House

Avalie este conteúdo:

Recomendados para Você: