Decoração com granito tem um preço mais em conta do que o mármore, sendo mais resistente. Será mesmo é melhor na hora da decoração? Veja algumas dicas sobre os granitos e mármores.
Opção ideal: granitos ou mármores?
No momento da decoração de um gabinete para uma casa de banho ou uma pia para cozinha, esta é a dúvida mais frequente. Afinal, qual será a verdadeira diferença entre estas duas pedras? Quando queremos comprar um imóvel, nós não temos bem a noção como será difícil fazer a decoração. Para além da mobília também existem uma série de detalhes que fazem igualmente parte da composição da decoração. E, esses detalhes são a maior dificuldade.
Outras coisas que também dão dor de cabeça são as cores da parede, o estilo de decoração, a escolha da tinta e muito mais. Contudo, a pisa da cozinha ficaria melhor em granito ou mármore?
Qual será o melhor material? Granito ou mármore?
Qualquer um de nós conhece bem o mármore e sabe que é uma pedra sinónima de riqueza, por isso frequentemente avistarmos em casas mais luxuosas e melhor decoradas.
Nessas casas até as fachas das paredes são feitas com mármore. A principal diferença entre estas duas pedras é o granito ser mais barato e um material mais resistente que o mármore.
Normalmente, o mármore é usado para decorar bancadas ou em lugares em que não se coloquem demasiado peso em cima, uma vez que são mais frágeis. A decoração de uma cozinha é mais indicada com granito, pois é menos poroso e mais resistente, absorvendo menos bactérias.
Confira algumas características das inúmeras opções que você pode encontrar.
Mármore – É uma rocha natural, indicado para ambientes internos e externos de baixo tráfego. Poroso, por isso menos indicado para áreas úmidas de cozinha. Também tem pouca resistência a riscos, abrasão, impacto, desgaste e tráfego. Não use produtos abrasivos para limpá-lo. Se cair café, suco de limão, vinagre, etc. Deve ser limpo imediatamente. Diversas coisas podem manchá-lo (cigarro, jornal úmido, ferros).
Granito – Rocha natural que pode ser usada em ambientes internos e externos. É pouco poroso, mais resistente à abrasão, riscos, impacto, desgaste e tráfego que o mármore. Não use produtos abrasivos para limpá-lo. Também pode manchar, apesar de mais dificilmente que o mármore, , portanto, limpe imediatamente. Em geral, os cinzas absorvem mais água (mas há exceções). É, em geral, mais barato que o mármore.
Limestone – É uma pedra natural caucária, composta por calcite mineral e outros, aveludada e com pouco brilho. Com ele você pode fazer bancadas e cubas sem emendas, o que melhora e facilita a higiene, mas tem alto grau de absorção de líquidos, é mais poroso que o mármore, portanto deve ser impermeabilizado quando usado em áreas úmidas. Também tem pouca resistência a riscos, abrasão, impacto, desgaste e tráfego e pode manchar como o mármore. Não use produtos abrasivos para limpá-lo. É, em geral, mais caro que o mármore. Ele pode ser usado em ambientes internos, mas não úmidos se não tiver tratamento e em ambientes externos com baixo tráfego, se o ambiente tiver cobertura.
Silestone – É um material industrializado, feito por 94% de quartzo e resina de poliéster. Pode ser usado em ambientes externos e internos. Tem baixa porosidade e alta resistência a riscos, abrasão, impacto, desgaste e tráfego, além de não manchar com facilidade, deve ser limpo com esponja e produtos saponáceos. Para cores claras, produtos a base de cloro.