Por Camila Moreira
As varandas sempre estiveram presentes na casa brasileira desde o período colonial, algumas épocas sendo deixadas de lado e em outras muito cobiçadas mas, com a arquitetura moderna, que este espaço ganhou um novo significado, aproximando o homem da natureza e elevando assim a sua qualidade de vida.
Hoje em dia elas são um espaço essencial para receber pessoas, cultivar plantas ou apenas relaxar. As varandas têm sido muito valorizadas nos novos empreendimentos podendo ser pequenas ou até um mega espaço gourmet, o importante é usufruir desta área conforme as necessidades de cada um.
Quando se trata de mobiliar e decorar uma varanda, as ideias partem da colocação de sofás, bancos, mesas, vasos de plantas, fontes e até churrasqueiras (quando houver espaço).
Varandas pequenas
Aposte em jardins verticais! Eles são uma ótima opção para cobrir aquela parede sem graça e até cultivar hortas fresquinhas para o dia a dia. Na hora de escolher os móveis, opte pelos menores que se adaptam bem ao espaço e não atrapalham a circulação.
Dica: Cansou daquele piso sem graça? Vale a pena investir também em decks de madeira e tapetes sintéticos que sejam fáceis de lavar.
Varandas Gourmet
Procure acessórios simples e práticos para a cozinha e, havendo espaço disponível, invista em bancadas ou mesas e cadeiras para as refeições. Assim seus convidados não precisam migrar para outro espaço na hora da refeição.
Possui uma varanda enorme mas não tem o costume de receber amigos e muito menos o de cozinhar? Nestes casos é interessante usar a varanda como uma extensão da sala de estar, transformando-a em um espaço para relaxar, uma área íntima para recreação em família ou até criar um mini spa.
Solicite já seu orçamento Master House