Manta asfáltica é um impermeabilizante pré-fabricado à base de asfalto, modificado com não-tecido de poliéster pré-estabilizado, ou filme de polietileno de alta densidade. A manta asfáltica é bastante eficiente em altas temperaturas aplicada com maçarico e é usada na impermeabilização de lajes, terraços, pisos, baldrames, banheiros, cozinhas, áreas de serviço, sacadas, floreiras, entre outras áreas que recebem umidade direta.
Além disso, a manta asfáltica também evita a proliferação de mofos causados pela umidade decorrente da chuva, além de servir como isolamento térmico e acústico do local que recebe o produto. Em virtude do seu bom desempenho, a sua utilização vem ganhando mais espaço em diversos tipos de construções e reformas. Veja algumas opções de mantas para a sua casa.
Como aplicar a manta asfáltica
- Certifique-se que o local esteja limpo e preparado para receber o produto;
- Em seguida, aplique uma solução chamada primer que servirá de aderente à manta asfáltica e aguarde algumas horas até secar por completo;
- Ao aplicar a manta é preciso ter cuidado com as emendas e bolhas. Quanto menor o local de aplicação, mais emendas e mais riscos de defeitos;
- A aplicação pode ser feita com maçarico ou com asfalto quente;
- Faça a instalação do contrapiso que funciona como uma proteção mecânica da manta asfáltica e, em seguida, a instalação do piso final;
- É preciso estar ciente do projeto de impermeabilização especificamente preparado para a obra em questão. Dele depende a correta instalação da manta asfáltica.
Vantagens da manta asfáltica
- A manta asfáltica é de fácil aplicação e sua aplicação é uniforme;
- Pode ser aproveitada para várias funções como, por exemplo, impermeabilização, isolante térmico, acústico etc;
- Facilmente encontradas em lojas de materiais de construção.
- Reduz o calor do ambiente em que utilizada.
- Seguem padrões de fabricação.
- O trabalho deve ser feito por uma mão de obra especializada para evitar problemas de má aplicação e futuros prejuízos.
Desvantagens da manta asfáltica
- Baixa durabilidade: possui a duração média de 5 anos;
- Emendas: como são vendidas em rolos, as mantas asfálticas são feitas para coberturas uniformes. Caso seja preciso fazer recorte, as emendas podem prejudicar a qualidade do produto;
- Contrapiso: será preciso fazer um contrapiso para proteger a manta, pois não é um produto resiste a ambientes com circulação intensa;
Tipos de manta asfáltica
- Alumínio (isolante térmico e acústico): indicada para lajes não transitáveis ou telhados em geral. Não precisa de contrapiso como proteção.
- Poliéster: indicada para lajes transitáveis planas ou inclinadas em geral, caixas d´água e reservatórios, pisos de estacionamento, banheiros, cozinhas, lavanderias etc. Precisa de contrapiso como proteção.
- Pré-moldada de Polietileno: indicada para lajes transitáveis planas ou inclinadas em geral.
A utilização da manta asfáltica para fazer a impermeabilização de lajes é uma técnica muito atual, mas é necessário tomar alguns cuidados como a contratação de mão de obra especializada para a aplicação do produto. A manta que não for bem instalada não cumprirá o seu papel de barrar infiltrações e o resultado pode ser desastroso para a estrutura da obra.
Caso haja problema de infiltração após a aplicação incorreta da manta asfáltica, será muito mais difícil encontrar o ponto exato do vazamento e o devido reparo. Por ser um produto derivado do petróleo, o descarte de produtos utilizados durante a aplicação deve ser feito da maneira correta para que não agrida o meio ambiente.
Vale ressaltar que é preciso contar com o auxílio de um profissional qualificado para aplicação da manta asfáltica da forma correta. Solicite um orçamento sem compromisso. A possui os melhores profissionais do mercado para executar o projeto da sua casa.