1. Serviços
Segundo Paulo Cesar Mauro, diretor-presidente da Global Franchising, o segmento de Serviços é um dos que prometem se destacar no próximo ano, como por exemplo, o de Serviços. “As franquias desse ramo atraem os investidores, pois reúnem dois itens atrativos: o baixo investimento e a possibilidade de atuar como ‘home based’”, explica.
Ele cita a rede Master House Manutenções e Reformas, marca que ingressou no franchising no segundo semestre de 2014 e já conta com centenas de interessados no negócio, que exige investimento a partir de R$ 12 mil.
2. Beleza & Estética
As franquias de Beleza & Estética também prometem continuar crescendo em 2015, especialmente aquelas que apostam em alguns nichos específicos. A Lunablu é um bom exemplo. No mercado desde 2009, a rede de salões e marca de produtos voltados para o tratamento de cabelos crespos, ondulados e cacheados aderiu ao sistema de franquias também em 2014 e figura como uma das opções mais viáveis para os investidores que desejam fazer parte das estimativas de sucesso do segmento. Com foco nas classes B e C, o negócio proporciona uma alta rentabilidade aos parceiros: média de faturamento mensal na casa dos R$ 90 mil.
3. Educação e Turismo
Outro ramo que devem continuar em franca expansão são Educação e Turismo. Com 11 anos de experiência no mercado de intercâmbios, a 2be Study Group, eleita em 2014 como a segunda melhor rede de agências do segmento no mundo (Premier Agency Business Awards), figura entre as principais opções. A marca conta com duas opções de negócios: Micro e Básica e requer investimento a partir de R$ 50 mil.
4. Alimentação
Para Mauro, a área de Alimentação, que sempre está entre as mais expressivas do franchising brasileiro, deverá manter seu crescimento no próximo ano. “Esse segmento é constantemente estimulado pelo consumo dapopulação brasileira, que chega a gastar 30% da renda com alimentação fora do lar”, comenta.
Entre as diversas opções, aquelas que apresentam um conceito diferenciado chamam a atenção de quem deseja apostar em um modelo de negócio criativo. Prova disso é o sucesso alcançado pela Pão To Go em pouco mais de um ano em atividade. A marca tem um conceito simples e inovador: uma padaria no modelo drive-thru, que comercializa cerca de 130 produtos, com investimento inicial de R$ 190 mil, proporcionando faturamento médio mensal superior a R$ 45 mil.
5. Snacks e Café
Ainda no ramo de Alimentação, algumas vertentes têm apresentado bons resultados – acima de 10% de crescimento ao ano –, que deverão crescer ainda mais em 2015, como marcas de snacks e café. De acordo com o diretor da Global Franchise, as franquias desse segmento atraem os empreendedores por não exigirem conhecimento prévio sobre o mercado.
“As redes desse setor costumam enviar os produtos e demais itens comercializados já prontos, o que facilita a administração do negócio, um atrativo a mais para quem deseja abrir o próprio negócio”, ressalta. Presente no mercado há mais de 20 anos e com forte presença na Região Sul do país, a Bella Gula é opção para os investidores que desejam apostar no segmento, mas querem um modelo de negócio diferenciado . O conceito da rede une produtos artesanais de alta qualidade e um relacionamento próximo entre a marca e os franqueados. Em média, as lojas da rede tem faturamento mensal de R$ 100 mil.
6. Vinhos
O aumento do consumo de vinhos por parte dos brasileiros e a baixa concorrência fazem do nicho um novo e interessante negócio para o setor de franquias. “O perfil de consumo no país tem mudado e, com isso, novos produtos tem caído no gosto da população, como o vinho. Hoje, o brasileiro consome em média 1,9 litro do produto por ano – e crescendo a cada ano –, por isso, muitas importadoras começaram a ganhar espaço”, explica o especialista.
Exemplo disso é a Vinho & Ponto, uma das promessas para o próximo ano, segundo Mauro. “Ela acabou de anunciar a formatação da marca para ser expandida por franquias. Cada unidade é comercializada por um total de R$ 136 mil, com prazo de retorno em 12 meses.”
7. Vestuário
Segundo Rizzo, franquias de vestuário se renovaram e focam na experiência de consumo. “Reduziram o foco no produto e se voltaram para profissionalizar a ponta loja”, comenta.
“No geral, escolha franquias cuidadosas com a localização de suas unidades e que não utilizam corretores, mantendo a operação baseada na experiência do franqueador em gerenciar o negócio”, finaliza.
Confira aqui a matéria no site do InfoMoney Publicada em 06/01/2015 13:42