Por Blog Universo das Franquias
Referência em reformas e pequenos reparos de imóveis em Santo André/SP e região do ABC, a Master House decidiu ampliar suas fronteiras e acaba de lançar um novo modelo de franquia no Brasil. A Master House Franchising estreia nesse mercado de franchising já como um case de sucesso.
Segundo Allan Comploier, CEO da Master House, o sucesso da marca foi construído pelo modelo de atendimento, transparência e planejamento operacional das obras oferecido aos clientes. “Não executamos simplesmente reformas e pequenos reparos; Na Master House, o cliente encontra todas as soluções para seu imóvel em um só lugar. Através dos nossos sistemas online de atendimento e suporte, elaboramos um cronograma de toda ação que será feito no imóvel, para fornecer maior transparência ao cliente. E ele não precisa procurar por pedreiros, eletricistas, encanadores e pintores individualmente”, explica.
Allan garante que é o modelo de atendimento que assegura o sucesso do negócio. De acordo com dados do IBGE (2013), considerando somente os imóveis usados com pelo menos 15 anos de construção, são mais de 60 milhões de unidades residenciais e 15 milhões comerciais e/ou industriais. Além destes, há os mais de 15 milhões de imóveis novos que também precisam de instalação de ventiladores de teto, aparelhos de ar-condicionado, montagens de móveis, instalações de forro de gesso, instalação de torneiras e louças, elétrica, iluminação, pintura, entre outros serviços. “Com esse mercado em franca expansão e com a falta de profissionais sérios e dedicados, engolimos grande parte do mercado rapidamente com nossa organização, marketing e atendimento diferenciado”, afirma Allan.
Para ampliar suas fronteiras, Comploier lançou um novo modelo de franquia. “Com a entrada de novos investidores nasceu a Master House Franchising, uma nova empresa, com o nível de profissionalização exigido pelo mercado brasileiro de franquias. Temos um modelo de gestão e atendimento padronizado para garantir o mesmo sucesso aos nossos franqueados, que podem ser profissionais do ramo como arquitetos e engenheiros ou mesmo investidores de outras áreas que buscam negócios com boa rentabilidade”, explica.
Concorrência
Aceitando o desafio de iniciar a unidade piloto em uma região onde estavam instaladas ao menos oito franquias concorrentes, Comploier estudou o modelo de atendimento destas empresas e constatou diversas deficiências. “Fizemos uma pesquisa de mercado e observamos que o modelo de operação destas franquias é precário e ineficiente; Conversamos com clientes destas empresas e eles estavam insatisfeitos com o serviço prestado, desde a qualidade do serviço até o atendimento oferecido”. O resultado foi o fechamento de diversas unidades concorrentes, que perderam clientes para a Master House piloto. Comploier isenta os franqueados das unidades fechadas: “As franqueadoras do setor estão mais interessadas em lucrar com a venda das franquias e obter os royalties dos franqueados, sem oferecer o suporte e padrão necessários para o sucesso. Isto vai contra o conceito de franchising, que deve ser apenas um canal de vendas da empresa ao consumidor final”.
Ainda segundo Comploier, foram feitas reuniões com ex-franqueados destas empresas para avaliar o suporte das franqueadoras. “O que constatamos foi o total descaso com as franquias”, diz. “Há casos de franqueados que em três anos com a franquia, nunca receberam a visita de um consultor da franqueadora; Acredito que se estas franqueadoras não se profissionalizarem mais, inevitavelmente levarão toda a rede ao fracasso”, afirma.
Investimento
A estratégia de crescimento da Master House é baseada na experiência obtida nos últimos anos quando os profissionais perceberam que é possível praticar um serviço de qualidade diferenciada no setor da construção civil. Por isso, para que a expansão aconteça de forma sustentada, os investidores apostam em um crescimento orgânico e suporte integral ao franqueado. A franqueadora assume a responsabilidade de transferir o know-how de como o franqueado deverá operar sua unidade de negócio e prestar o apoio necessário para que este possa manter o padrão.
Com investimento inicial de R$ 10 mil na taxa de franquia, a franqueadora oferece todo o suporte para a implantação e manutenção das novas franquias. O retorno financeiro é previsto para um período de 6 a 12 meses. “O faturamento médio é de R$ 35 mil por mês após a consolidação da carteira de clientes. Para tanto, a franqueadora assume a responsabilidade de treinar todos os franqueados para que a excelência dos serviços seja mantida e oferecer a todos os franqueados os serviços de orçamentos, marketing e planejamento, que são parte do segredo do nosso sucesso”, assegura Allan.