Você cuida da sua casa todos os dias, capricha na limpeza diária dos cômodos, mas de vez em quando se surpreende com um mau cheiro que não sabe de onde vem. Parece que está no meio de um esgoto a céu aberto.
Depois de examinar a casa toda, chega à conclusão que é coisa da sua cabeça. Mas, o mau cheiro na casa não sai da nem da sua cabeça e nem do ambiente. O que pode ser?
Nós preparamos um artigo que vai lhe ajudar a identificar a possível causa desse odor desagradável e como você pode fazer para se ver livre desse incômodo. Leia mais abaixo:
Sim, você leu direito. É possível que todo o mau cheiro que você percebe na sua casa esteja sendo causado por algum problema de encanamento, mais precisamente pelo mau funcionamento do sifão.
O sifão é aquele cano sanfonado, com formato de U, que fica embaixo das pias e lavatórios. Ele é responsável por levar a água da pia até a rede de esgoto sanitário.
Como já dito, o sifão conduz a água que escoa da pia para o esgoto sanitário e, ao mesmo tempo, impede que os gases deste esgoto cheguem até a superfície.
Essa obstrução acontece devido a uma bolsa de água que fica parada justamente na curva do cano.
Se o mau cheiro na casa é constante é possível que não haja acúmulo de água e que, por isso, os gases estão circulando livremente trazendo com eles o cheiro de esgoto.
Como resolver isso? Veja nossas dicas:
Assim como os gases podem subir pelo cano e levar mau cheiro à sua casa, os insetos também podem fazer esse mesmo caminho. Afinal, não há nenhuma barreira (leia-se água acumulada) que impeça esse trajeto.
Outro problema é o entupimento dos canos que pode acontecer se o sifão não estiver funcionando corretamente.
Agora que você descobriu possíveis causas do mau cheiro na casa, não esqueça de fazer vistorias com frequência para verificar se tudo está funcionando bem com o encanamento da sua casa e evitar problemas maiores no futuro. A prevenção sempre é a melhor opção.
Faça limpezas constantes no sifão, retirando-o cuidadosamente sempre que notar que há muito resíduo acumulado. Além disso, evite jogar pelo ralo o lixo que deveria ser jogado na lixeira, como palitos de fósforos, fios de cabelo, restos de alimentos etc. Além de provocar entupimentos, todo esse material colabora para o surgimento de odores desagradáveis.
Assista a este vídeo da IFSC (Instituto Federal Santa Catarina) sobre como solucionar problemas de mau cheiro vindos de pias:
https://youtu.be/o6TebKvnwJA
Espero que nossas dicas sejam úteis para você. Um forte abraço e até o nosso próximo encontro. Ah, não esqueça de compartilhar!