Reformar uma casa ou um apartamento, além de tempo e investimento, requer do proprietário paciência e serenidade para lidar com imprevistos. Pois é quase certo que eles aparecerão, embora ter um bom planejamento e estar cercado de bons profissionais ajude (e muito!) a evita-los.
A fim de auxilia-lo a minimizar a possibilidade de enfrentar problemas na reforma, listamos alguns fatores construtivos comuns e, muitas vezes invisíveis ou negligenciados, que podem gerar dores de cabeça durante a sua obra.
Uma surpresa para lá de desagradável quando se faz uma reforma é descobrir uma infestação de cupins nas estruturas de madeira. Portas, vigas de cobertura, pisos de tacos e armários costumam ser a principais vítimas desses intrusos. Quando surge tal problema, a solução passa pela contratação de uma empresa especializada para realizar a descupinização (ou a total remoção dos madeiramento e outros elementos atingidos) antes de prosseguir com a reforma. Em casos mais drásticos, em construções com bases de madeira afetadas, os danos provocados podem exigir, ainda, o reforço estrutural.
Cadê a tomada?
Retrabalhos são a principal causa de atrasos na conclusão da obra e estouros no orçamento. Um erro comum é esquecer de colocar tomadas em todos os locais necessários. A instalação dos pontos de elétrica precisa ser pensada e executada antes de colocado o revestimento e feito o acabamento. Por isso, antes de liberar o pedreiro para pintar e assentar azulejos, verifique exaustivamente os pontos de tomada, interruptores e de iluminação necessários.
Canos inesperados
Quando a reforma envolve a quebra de paredes não é raro encontrar um cano de água ou esgoto, digamos, “inesperado”. Em alguns casos, o “achado” pode exigir o remanejamento de toda instalação hidráulica, o que significa custo extra considerável. Se o estudo do encanamento não foi bem-feito ou você somente deu azar e não quer ou pode reformular o encanamento, uma solução é criar um nicho com “drywall”, em forma de pilar, para esconder o cano. Para evitar esse ENORME contratempo, entenda: um dos primeiros cuidados de quem quer reformar um apartamento muito antigo é verificar se as plantas estão atualizadas. Essa checagem evita, também, surpresas e retrabalhos pela perfuração acidental de alguma tubulação.
Ih, o planejamento falhou!
Mais uma falha comum é o mau dimensionamento dos equipamentos domésticos da cozinha e da área de serviço. Muitas vezes o morador só percebe o problema tarde demais, quando tenta instalar um eletrodoméstico que não cabe no nicho reservado ou quando tenta ligar os aparelhos simultaneamente e o disjuntor do quadro de distribuição “cai”. Há duas dicas para evitar esses transtornos: a primeira é medir os equipamentos antes de destinar os espaços (ou comprar itens de acordo com a metragem disponível). A segunda é conversar com o eletricista sobre todos os aparelhos que você quer colocar em sua cozinha ou área de serviço – agora e no futuro – e suas respectivas potências. Muito melhor gastar tempo com o planejamento do que ter que refazer as instalações após a conclusão do revestimento.
No meio do caminho, havia uma coluna
No anseio de ampliar os espaços, muitos têm buscado derrubar paredes internas. Esse tipo de intervenção – que merece todo o cuidado, a fim de garantir a estabilidade estrutural da construção – deve ser realizado sob a orientação de um especialista como um arquiteto e/ou um engenheiro. Mas, mesmo quando se tem as plantas originais e um bom profissional do lado, os contratempos podem aparecer. É comum, por exemplo, descobrir colunas estruturais e vigas que não podem ser removidas. Nesses casos, não há outra saída a não ser incorporar o elemento ao projeto.
Ops, a impermeabilização foi danificada!
O orçamento e o cronograma das obras raramente levam em conta que será preciso refazer a impermeabilização sob o revestimento (especialmente) em reformas que envolvem troca de piso de áreas molháveis (banheiros, cozinhas, varandas e áreas de serviço). Mas a negligência pode custar caro e levar a infiltrações que podem, até, comprometer a estrutura. Lembre-se: esse é um serviço simples e necessário para garantir proteção e vida útil longa ao revestimento.
Quebra-quebra de pisos
Outro serviço aparentemente simples, a substituição de pisos, pode render dores de cabeça gigantescas, especialmente em cozinhas e banheiros revestidos com pedras ou cerâmicas. Alguns revestimentos assentados há muito tempo, em especial mármores e outras pedras, tendem a dar mais trabalho na
Solicite já seu orçamento de reforma