Você quer decorar sua casa, mas não sabe como e nem quais são os passos para se fazer? Não se preocupe, porque é uma situação bastante comum para quem está pensando em renovar a decoração do seu lar. Como a opinião de um especialista pode sair caro, uma alternativa é estar por dentro das tendências de decoração mesmo que à distância, com apenas um clique, ou mesmo, de revistas especializadas.
Para te ajudar a dar aquele up grade em sua casa, os especialistas da Master House separaram algumas dicas para não cometer erros na hora de decorar.
Por que a decoração do seu lar é importante?
Antes de listarmos os erros mais comuns, é importante que você saiba de antemão que decorar uma casa não é uma tarefa fácil, nem barata, mas no fim é compensador, ainda mais se você é uma pessoa que aprecia um ambiente agradável.
É importante tomar alguns cuidados, pois o seu lar é onde você passa a maior parte do tempo e também é o local onde as pessoas podem conhecer mais ao seu respeito – além, é claro, de ser um ambiente que não servirá apenas para você, mas também para as pessoas que visitarão sua casa.
Sendo assim, defina o seu estilo de decoração e o resto é por conta da sua imaginação.
Onde posso encontrar boas dicas de decoração?
Além de conseguir informações com profissionais da área (arquitetos, paisagistas e decoradores), há sites e revistas especializados no assunto que podem servir para tomar como base as tendências da decoração. Itens de decoração, mobílias, seus respectivos valores e onde encontrá-los estão em algumas revistas que tratam do assunto decoração:
• Minha Casa
• Casa Vogue
• Revista Ambientes
• Casa Cláudia
• Casa & Decoração
• Elle Decor
• Living
• AD Collector
• Architectural Design
• Wallpaper
Os 10 maiores erros de decoração e como evitá-los
- Flores artificiais: uma provável tentativa de evitar o uso de flores naturais que são caras e estragam rápido, essas flores podem ser substituídas por plantas de baixa manutenção, por exemplo.
- Estilos diversos num mesmo ambiente: a máxima “menos é mais” é totalmente real em se tratando de decoração. Quanto mais elementos estiverem dispostos no ambiente maior a impressão de bagunça surgirá. A melhor opção é utilizar apenas itens essenciais.
- Proporção dos móveis: é recomendado utilizar móveis que possuam tamanho menor para que os ambientes tenham a aparência de espaçosos, além de ser mais fácil manter a organização.
- Cores: apesar de muitas pessoas apostarem em tons neutros por serem muito elegantes, o excesso de tons sóbrios pode também dar um aspecto tedioso. Invista em cores que quebrem, mesmo que minimamente, este aspecto.
- Conforto acima de tudo: atenção redobrada na hora de adquirir camas, cadeiras, poltronas, sofás, pois o estilo deve vir acompanhado do conforto, já que o intuito destes móveis é relaxar. Então, teste antes de levá-los apenas por serem bonitos.
- Moda: alguns itens são sazonais: existem épocas para eles. O que provavelmente está em moda agora pode destoar e até mesmo deixar o seu ambiente cafona daqui a alguns anos. É preciso fazer uma reciclagem desses objetos de tempos em tempos.
- Evite a bagunça: é mais que comum um lugar da casa que vire depósito de papéis, documentos ou objetos, o que acaba com todo e qualquer esforço despendido na hora de decorar. Invista em armários e organizadores que são úteis na hora de se livrar da bagunça.
- Não confundir tapete com carpete: evitar que o tapete seja maior que a área a qual foi feito para delimitar – um carpete possui essa função já que este é fixado no rodapé.
- Presentes gregos: não há nada pior que conservar um presente de um amigo mesmo sem gostar dele – ou ele sendo objeto de quebra de ambientação. Nesse caso, a melhor a opção é doá-lo ou guardá-lo.
- Fios à vista: onde há esse empecilho sempre pode ser melhorado com ganchos e ajude-os a se guiar através de furo nos móveis para que eles possam passar livremente.
Seguindo estas dicas simples você não precisará gastar um absurdo de dinheiro para manter o ambiente da sua casa bem agradável à sua vista, e, obviamente, à vista de eventuais visitas. Mas, se ainda precisar de algumas dicas para deixar a sua casa mais interessante, podemos te ajudar. Faça agora mesmo o seu orçamento.
Você achou este artigo útil para você? E para sua casa? Se sim, comente, compartilhe e até a próxima!