As plantas são um espetáculo à parte da natureza, não é mesmo? Tanto o cultivo de plantas internas quanto externas renovam o espírito e, com certeza, embelezam ambientes.
Podemos considerar o cultivo de plantas um hobby, além de ser um prazer e uma terapia como nenhuma outra. Plantar uma árvore ou uma roseira, por exemplo, e vê-las crescer, dar flores e frutos traz uma satisfação indescritível.
há plantas que são feitas para receberem pouca ou luz moderada – o que para criar um jardim de inverno é o essencial, já que essas plantas podem viver com uma luz solar mínima.
Para te ajudar a escolher o tipo de planta para a sua casa, os especialistas em cultivo de plantas da Master House prepararam algumas dicas essenciais que vão te orientar a ter um pequeno jardim em casa.
Cultivar como terapia
Hoje em dia ter plantas em casa é uma possibilidade que além de ornamentar o seu ambiente lhe dará uma das atividades mais prazerosas que podem existir. Aliviar tensões e aumentar a autoestima são uma das consequências do cultivo de plantas.
Principalmente, para quem mora nas grandes cidades, com pouco espaço verde, o cultivo de plantas refaz os olhares e desmonta a rigidez do concreto e do aço, trazendo novos ares para a nossa vida.
Cultivo de plantas externas
Mesmo morando em uma casa que tenha um quintal, vale a pena lembrar que o cultivo de plantas maiores, como o cajueiro da música, por exemplo, deve ter autorização da Secretaria do meio Ambiente de sua cidade.
Afinal, plantas muito grandes ou com enraizamento extenso podem prejudicar sua própria residência e também a vizinhança.
Está planejando um espaço verde em sua casa? Então, você deve entender que existem inúmeras plantas para cultivo externo, além das árvores, e que elas precisam de determinados cuidados.
- Suculentas: curiosamente, o nome desta planta relaciona-se ao fato de acumularem muita água em suas raízes e caules;
- Palmeiras de jardins: de diversos tamanhos, inclusive, são belíssimas e ficam bem em jardins e áreas abertas;
- Gerânios: podem ser cultivados em pendentes expostos ao sol e são lindos e coloridos;
- Flores do campo: lindas e viçosas, enfeitam e embelezam tanto pequenos espaços, quanto ambientes mais amplos ou rodeando plantas maiores.
Cultivo de plantas internas
Alguns já nomearam de cultivo de apartamento. Embora não seja exclusividade deste modelo habitacional, o cultivo de plantas internas é, sem dúvidas, mais atrelado a este espaço.
Vamos listar alguns tipos ideais para o cultivo em locais internos:
- Dracaena fragrans: também conhecidas como pau d’água, são resistentes ao ar-condicionado e não precisam de muito sol;
- Zamioculcas zamiifolia: precisam ser regadas uma vez por semana e também se adaptam ao sol ou sombra;
- Mini cactos: assim como toda a família, demandam pouca água e não gostam de muito sol, embora prefiram ambientes iluminados;
- Lírio da paz: gosta de ambientes iluminados, mas sem sol. Demandam adubo e solo úmido e, como presente, dão flores brancas.
O que acha de um espaço verde em casa? A Master House possui os melhores profissionais em jardinagem do mercado para deixar a sua casa incrível. Solicite agora mesmo um orçamento e surpreenda-se com o resultado.