Todas as pessoas têm a necessidade de morar bem e ter uma boa ventilação em casa, mas morar bem, nem sempre significa ter uma mansão com vários quartos, piscina e um jardim gigante!
É necessidade humana que se tenha uma casa confortável, com um clima nem tão quente e nem tão frio, ou seja, o conhecido clima ambiente.
É muito comum em lugares com clima tropical (como a maior parte do Brasil), convivermos com intenso calor, e é aí onde precisamos garantir o bem-estar do nosso lar trazendo o máximo de refresco possível.
Ter uma casa ventilada vai depender muito do projeto da construção dela, e para tal, é importante contar com a ajuda de profissionais especializados nessa área.
Use janelas que proporcionam uma maior entrada de ar, geralmente são as janelas maiores, ou com bandeiras superiores. A disposição da janela no cômodo também influencia bastante, procure colocá-la do lado oposto de uma outra janela ou porta para que haja correntes de ar.
É praticamente o mesmo caso das janelas. As portas devem ser usadas em locais estratégicos e de preferência em oposto a alguma outra porta ou janela, também é interessante colocar uma abertura em cima da porta interna ou portas com bandeiras na parte superior para aumentar a ventilação.
É a principal consequência de uma casa sem ventilação. A temperatura interna aumenta fazendo com que a sensação térmica seja muito maior, isso torna o ambiente abafado correndo o risco de causar algumas doenças, como queda de pressão, indisposição etc. O cuidado deve ser maior ainda quando se tem crianças na casa, pois elas são mais vulneráveis.
Ambientes sem ventilação podem ocasionar a proliferação de fungos, pois o ambiente acaba ficando abafado. Caso você acumule alguns tipos de materiais (como madeira, papel, pano etc.) pode até ocorrer mofo.
A ventilação de um ambiente está muito ligada à construção dele, deve ser levado em consideração os materiais utilizados, a planta do imóvel, a localização etc. Um dos métodos mais conhecidos para aumentar a ventilação de um ambiente, é a conhecida ventilação cruzada.
É a técnica que consiste em realocar os vãos da casa na direção do vento predominante, de modo em que este entre por uma janela e saia por outra, sem alterar a direção, desta forma o ambiente ficará mais ventilado.
Uma outra forma de conseguir fazer com que o ambiente se torne mais ventilado, é utilizar plantas e árvores, assim você conseguirá uma ventilação natural, melhorando a qualidade do ar. Procure utilizar materiais de madeira e vidro que facilitam a entrada da luz solar, tornando o ambiente mais agradável e relaxante.
Um outro meio bastante eficaz, é a construção de caminhos de ventilação no teto da casa com abertura no teto, que podem facilitar a ventilação cruzada.
Procure deixar o ambiente com o mínimo de móveis possível para facilitar a circulação do ar, pois ambientes carregados demais acabam sendo uma barreira para a entrada do ar.
A maior parte do nosso país está no hemisfério Sul, por essa razão, seria interessante que as janelas e as portas dos cômodos das casas ficassem do lado norte, para fazer com que houvesse incidência de sol no período do inverno e sombra no período do verão.
Baseando-se no princípio de que o ar quente é mais leve e tende a subir e o ar frio é mais denso e tende a descer, vale apostar em construções de entrada de ar próximas ao piso para que o ar frio entre, e construções de saída de ar na parte superior do cômodo, na parede ou teto, para que o ar quente saia, dessa forma, conseguiremos manter a casa ventilada com um ar mais fresco.
Sentir-se confortável em um ambiente, está muito relacionado à temperatura. Por isso, vale a pena se preocupar em ventilação, para que a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida estejam garantidos!
Gostou? Compartilhe! Até nosso próximo artigo!