A iluminação do seu local de trabalho pode ser mais importante do que você imagina. Existem órgãos regulamentadores sobre quais são os níveis e qual a intensidade e a quantidade de luzes que devem incidir sobre o trabalhador. Imagine numa fábrica se a iluminação não é adequada, os riscos que o trabalhador pode correr não só com relação a sua saúde, mas também à sua vida.
Vamos demonstrar para você quais são os perigos e os risos de uma má iluminação e como corrigi-las através de objetos e itens que facilitarão sua vida e o seu trabalho. A Master House pode ajudar a deixar o imóvel com a iluminação ideal, além de economizar na conta de consumo de energia.
Qual deve ser a iluminação adequada para o ambiente de trabalho?
A iluminação é considerada um risco físico. De acordo com a Norma Regulamentadora que descreve a respeito das condições de trabalho (NR-17), o ambiente deve seguir as seguintes instruções para ser considerado adequado o bastante para o desenvolvimento do trabalho.
> Deve ser uniforme
> Ausência de efeitos indesejáveis, como ofuscamento e contraste
> Conformidade com níveis mínimos de iluminação, segundo a NBR 5413, norma que estabelece os valores de iluminâncias médias mínimas em serviço para iluminação artificial em interiores onde se realizem, por exemplo, atividades de comércio, indústria ou ensino.
O mais importante é saber que os valores de iluminância têm de ser de 0,75m do piso no plano de trabalho, o que significa um ambiente bem iluminado. Estes dados têm que estar também em consonância com o resto do ambiente onde a iluminação não seja inferior a 70%.
Para saber mais sobre o assunto é importante que se tenha atenção na hora do projeto de iluminação do ambiente de trabalho, que pode ser feito com o auxílio de um técnico experiente e que tenha conhecimento no assunto.
Quais são os riscos de uma má iluminação?
O olho humano é capaz de se adaptar às mudanças de iluminação de algumas maneiras como, por exemplo, pela modificação das pupilas que se abrem e fecham de acordo com a intensidade da iluminação ou pela sensibilidade da percepção da retina que percebem a intensidade da luz.
O trabalhador estará sujeito a potencializar sua exposição a outros riscos num local que não é devidamente iluminado, chegando até a correr riscos de acidentes em casos de falta de sinalizações adequadas. Existe ainda o fenômeno chamado “estroboscópico”, que pode dar a sensação ao trabalhador de que a máquina está parada quando na verdade está em movimento se por acaso se iguala à luz em frequência de som.
Saindo um pouco do ambiente fabril e partindo para exemplos que cabem também a escritórios, fatores como, por exemplo, níveis de iluminação inadequados, má distribuição de iluminação, limitação de ofuscamento/direção da luz e da sombra, cor da luz inadequada, funcionamento deficiente da iluminação podem ocasionar a chamada “fadiga visual”, que é o cansaço dos músculos da visão. Seus sintomas são olhos vermelhos, lacrimejo, contraturas, dor e/ou ardor nos olhos. Fique atento a estes sintomas e procure um médico caso venha a senti-los.
Como resolver este problema?
Alguns desses problemas podem ser resolvidos da seguinte maneira:
• Atentar-se ao posicionamento de janelas e às sombras que elas podem ocasionar, caso se trabalhe em computadores. Além disso, o posicionamento é influenciado pelo trabalhador ser destro ou canhoto.
• Posicionamento uniforme das lâmpadas que devem estar preferencialmente no teto.
• Em caso de efeito “estroboscópico”, é indicado a substituição das lâmpadas fluorescentes por incandescentes ou de LED.
• Verificar com regularidade o funcionamento das fontes de iluminação artificial.
• Substituir lâmpadas que possam estar em com mau funcionamento.
Para se conseguir uma iluminação adequada, um planejamento no momento da obra é mais que necessário, pois um especialista da Master House pode avaliar o espaço e indicar os locais adequados onde estarão postas as fontes de iluminação tanto artificiais quanto naturais.
O artigo acima foi útil para você? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo, compartilhe em suas redes sociais e até a próxima!